Notícias /

Exposição fotográfica marca 22 anos da EFTS

18/11/2016 20:12

Referência na formação dos trabalhadores de nível médio do SUS- Bahia, que atuam sem qualificação específica, a Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis – EFTS, unidade pertencente à Superintendência de Recursos Humanos (Superh), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), completou na última segunda-feira (14), 22 anos de atuação na educação profissional em saúde. Para marcar a data uma exposição fotográfica relembra alguns dos marcos da Escola. A exposição acontece no hall principal da EFTS e vai até o dia 30 de novembro de 2016.

A exposição reúne cerca de 100 fotos e textos sobre a trajetória da Escola de Formação Técnica em Saúde, com registros que antecedem sua própria criação enquanto instituição educativa registrada por meio da portaria. Além de fotos de diversas formaturas, capacitações pedagógicas, cursos descentralizados, formação docente e outras atividades que ajudam a recontar um pouco da história da EFTS nas últimas duas décadas.

Oriunda do Projeto Larga Escala que aconteceu na década de 80, a EFTS foi criada por meio da Lei 6.660/94 e autorizada para desenvolver cursos pela Portaria 3983/97 SEC-BA. Ainda na década de 90 se fortaleceu com o Programa de Formação dos Auxiliares de Enfermagem (PROFAE), tornando-se referência à época na formação de auxiliares e técnicos para atuarem na área. Atualmente, compõe a Rede de Escolas Técnicas do SUS – RETSUS, que possui 40 escolas de excelência em saúde, distribuídas pelos estados da federação.

Considerando os princípios do SUS – a universalidade, a equidade e a integralidade – e a Política de Educação Permanente em saúde para formar e qualificar os trabalhadores do SUS do nível médio, a EFTS apresenta como princípios norteadores a educação como ação transformadora, o incentivo à cidadania, a integração ensino serviço, o compromisso com a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população, a descentralização e o acesso à profissionalização para os trabalhadores da saúde, sem distinção.

Abrangência

Nesses 22 anos, a EFTS foi responsável pelo desenvolvimento de mais de 37 cursos, incluindo formações nas áreas de enfermagem, saúde bucal, radiologia, Vigilância em Saúde, Manutenção de Equipamentos, Prevenção da Mortalidade Materna e infantil, Culinarista, Registro e Informação em Saúde, Políticas Públicas, Segurança do Paciente, Educação Popular em Saúde e Formação Técnico-Pedagógica para docentes.

Diante da grande responsabilidade em formar profissionais para a saúde pública em todo território estadual, a Escola conta com uma equipe de 81 trabalhadoras e trabalhadores que atuam dinamicamente e de forma comprometida, cabendo-lhe também a responsabilidade pelo ordenamento dos campos de prática da rede própria da SESAB.

Desde 2007, com a gestão vigente, a EFTS passou a ampliar suas formações para a área da Atenção Básica, desenvolvendo cursos técnicos para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, que totalizam 37 mil trabalhadores alunos, inovando o seu campo de atuação. Também integra o Programa Pacto pela Vida, que já realizou (e realiza) nas comunidades do Calabar, Alto das Pombas e Nordeste de Amaralina, cursos técnicos destinados à população local por meio de seleção pública. Ações que possibilitam a inclusão dos cidadãos e cidadãs no mundo do trabalho.

Nos últimos nove anos, mais de 51 mil trabalhadores tiveram acesso às qualificações da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis – EFTS. A Escola vem apoiando suas ações na temática nacional, ampliando o olhar sobre o papel do SUS, na Promoção da Saúde como integrante da Política “Por Uma Bahia Mais Saudável”, reunindo um conjunto de ações não só dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais e produtivos, como também ações da população, dirigidas para o desenvolvimento de melhores condições de vida e níveis de saúde.

Fonte: EFTS
/eftsnovis/aniversário