Notícias /

Servidores do Cedeba viverão dificuldades dos pacientes diabéticos

18/11/2016 13:21

Depois da programação com os pacientes, comemorando Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Diabetes e Endocrinologia e Diabetes da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fará uma ação com um grupo de 20 servidores, de ensino médio ou técnico da unidade, no próximo dia 23 às 11 horas na salão de reunião. A ação “Compreendendo as Complicações do Diabetes (Vivenciando o fato)”, com duração prevista de uma hora e meia, ajudará o servidor a compreender as dificuldades dos diabéticos com deficiência visual e problemas nos pés.

A líder do Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador (SIAST), do Cedeba, a médica clínica e homeopata, também terapeuta, Graça Machado, disse que a ação, iniciativa conjunta da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (Codar), Siast/Cedeba e o Setor de Recursos Humanos (RH) “é muito importante porque o servidor colocando-se no lugar do paciente entenderá melhor os problemas que ele enfrenta no dia a dia”.

Humanização

Segundo a médica Graça Machado, a experiência – servidores viverão situações que simularão a deficiência visual e dificuldades para os pés será muito importante tendo foco no fortalecimento da humanização do atendimento, por possibilitar maior compreensão para lidar com o outro. O paciente diabético, ao chegar para o atendimento, principalmente os que já têm complicações graves – analisou a líder do SIAST – traz o seu sofrimento. E nesse momento – destacou – o acolhimento pode fazer a diferença, contribuindo para reduzir o nível de estresse e de inquietação do paciente.

A ação “Compreendendo as Complicações do Diabetes (Vivenciando o fato)”, tem como público-alvo servidores que trabalham na recepção e lidam diretamente com os pacientes diabéticos e técnicos que lideram diretamente com o acolhimento. O trabalho, além de fortalecimento da humanização, também objetiva reforçar os servidores sua responsabilidade no trato em relação ao paciente.

Ascom/Cedeba
A.V

Notícias relacionadas