Hemoba comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

21/11/2016 17:20

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado, realiza de hoje (21) até o dia 26, uma semana de atividades especiais em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro). Este ano, a Hemoba aproveita a data para homenagear esses cidadãos especiais que vêm fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas, com diversas atividades, na capital e nas unidades do interior.

Com o tema: “Desafio no Sangue”, a Fundação Hemoba pretende estimular a comunidade à prática da doação regular de sangue. A campanha deste ano é motivada pelo fato de que a Bahia opera com o estoque inferior ao necessário de bolsas de sangue. Apenas 1,4% dos baianos doam regularmente, percentual abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o ideal é que de 3% a 5% da população doe regularmente.

Os candidatos à doação de sangue que comparecerem ao hemocentro coordenador (ladeira do HGE) vão participar de atividades diversas, incluindo oficinas de enfeites natalinos, artes com garrafas pet, caixas para presentes e apresentações musicais.

Desafio no Sangue

No inicio de novembro, uma ação especial aconteceu no Farol da Barra, marcando o início da campanha de conscientização à doação de sangue. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e pela Fundação Hemoba, o Desafio do Sangue atraiu representantes de quatro academias de Crossfit da capital para a difícil missão de arrastar 17 toneladas de uma carga surpresa, por uma distância de 50 metros.

Ao término da prova, foi revelado aos participantes e o público presente que a carga se tratava de uma unidade móvel da Hemoba (Hemóvel, ônibus da Fundação que circula pelo estado para captação de doadores).

Hemóvel

As unidades móveis vão atender à população no Shopping Salvador, de 22 a 25 de novembro, das 8h às 17h. Os Hemóveis atenderão a todos os interessados, na entrada da Praça de Serviços – Piso G1, do centro de compras.

Sabadão Solidário

Algumas unidades da Hemoba abrirão com horários especiais no sábado (26). Na capital, o hemocentro coordenador vai funcionar em horário estendido, das 7h30 às 18h 30.

Critérios de doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Ascom/Hemoba
Hemoba/semana