Notícias /

Ações do HRJ alertam para o cuidado com a saúde do homem

24/11/2016 18:03

No mês conhecido como Novembro Azul, campanha nacional em prol da conscientização sobre a saúde do homem, surgem os debates sobre o câncer de próstata, doença que anualmente afeta milhares de brasileiros. No Hospital Regional de Juazeiro a equipe da Comissão de Humanização tem desenvolvido neste período ações voltadas para a prevenção e cuidados com a saúde do homem.

Nesta terça-feira, 24, por exemplo, o médico urologista Juan Ortiz reuniu dezenas de homens e mulheres, no auditório da unidade, com o objetivo de falar sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários com a saúde masculina. “Para prevenir é necessário a realização de exames como o PSA (dosagem do antígeno especifico da Próstata no sangue) e o exame físico com toque retal, que podem diagnosticar cerca de 98% das doenças prostáticas”, explicou.

Ortiz indica ainda a necessidade dos homens compreenderem a importância do diagnóstico precoce, já que ainda existe uma resistência do sexo masculino em realizar exames preventivos. “O que ocorre é uma questão cultural. Ainda existe uma crença entre os homens que eles são menos suscetíveis a doenças, muitas vezes uma conversa adequada, o exemplo de amigos e familiares pode motivar um homem a procurar um médico com regularidade. A mulher também tem um papel importante, no sentido de incentivar seu marido, amigo ou familiar a procurar um especialista”, disse o urologista.

O diretor da unidade, Lucas Chaves garante que os profissionais do hospital abraçam todas as campanhas visando alertar os colaboradores, pacientes e acompanhantes. ” Os desafios para a promoção da saúde, particularmente junto à população, sem dúvida, são inúmeros, se levarmos em conta que os fatores que as colocam em situação de risco se originam nos diferentes níveis de seu contexto de vida, no entanto, precisamos estar atentos e promover ações de prevenção. Aqui no HRJ apoiamos todas as campanhas e desenvolvemos ações de promoção à saúde, objetivando mostar a importância da prevenção”, esclarece o diretor.

A funcionária do HRJ, que também é membro da Comissão de Humanização, Lucymeire Evangelista, mesmo sendo da área de saúde, revelou que algumas informações precisam ser relembradas. “O médico tem o conhecimento adequado para sanar as dúvidas mais comuns, algumas são muito valiosas, que no cotidiano acabamos negligenciando sua importância. Ações como esta, que aconteceu hoje, nos ajudam a não esquecer a importância da prevenção”, informou.

Ascom HRJ
/Juazeiro/novembro azul

Notícias relacionadas