Lacen recebe homenagem nos seus 101 anos

24/11/2016 20:03

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi homenageado hoje (24), em sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em comemoração aos seus 101 anos. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância do Lacen, que está presente em todas as esferas da sociedade, desde testes da qualidade da água, até a formatação de ações de saúde pública, a exemplo de ações de enfrentamento às epidemias como dengue, zika, chikungunya. “É um laboratório de referência no Estado da Bahia”. Para isso, ele reconhece a necessidade constante de modernização do equipamento e da sua expansão pelo interior do Estado.

O subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, lembrou que o Lacen integra uma rede de 22 laboratórios nacionais, estando entre os sete mais bem qualificados pelo Ministério da Saúde. Ele destaca que é um órgão fundamental para o enfrentamento de epidemias, “pois faz avaliação, diagnóstico, faz a implantação dos testes sorológicos, implementação de medidas de prevenção. Portanto, é um órgão essencial para conhecermos o que está acontecendo no estado”, conclui Badaró.

A diretora do Lacen, que é uma unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Zuinara Gusmão Maia, agradeceu a homenagem e ressaltou que a instituição tem papel importante para a sociedade, não apenas na realização de exames, mas também por ser responsável por ações voltadas para a verificação da qualidade de produtos de interesse para vigilância da saúde, a exemplo de alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes, imunobiológicos, hemoderivados, toxicologia humana, dentre outros.

A deputada Fabíola Mansur, responsável pela homenagem, destacou a importância da unidade que compreende um conjunto de ações transversais aos demais sistemas de vigilância em saúde, que propiciam o conhecimento e investigação diagnóstica de agravos e verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador.
Durante a sessão, entre uma fala e outra, servidores que dedicaram anos de trabalho à instituição foram homenageados.
Ascom/Sesab
LACEN RECEBE HOMENAGEM NOS SEUS 101 ANOS