Notícias /

Câncer de Próstata é tema de palestra no Creasi

25/11/2016 20:30

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) recebeu na manhã de ontem (24) o médico urologista Bruno Sarmento, do Centro Estadual de Oncologia (Cican), como parte da programação do Creasi sobre o Câncer de Próstata.

A platéia, composta por pacientes, familiares, cuidadores e servidores, ouviu o médico abordar a história, os fatores de risco, os sintomas, o tratamento, cuidados necessários para diagnóstico, expor dados e esclarecer dúvidas sobre o câncer de Próstata.

Celice Maria Macêdo Conceição é paciente da Unidade, e gostou muito da palestra. “É importante que os pacientes tenham essas informações para que possamos transmitir e ajudar” e completou: “meu marido tinha 65 anos quando percebi algo estranho. Tive que insistir muito para irmos ao médico. Ele foi diagnosticado com o câncer e tratado. Hoje, está com 79 anos e muito bem. Mas, foi difícil convencê-lo”, salientou.

“Casos como o de dona Celice são bem comuns”, comentou o urologista, ressaltando a importância da mulher e da família nesse contexto, mas reafirmou a necessidade do homem ter responsabilidade com a sua saúde. “O cuidado com a saúde é a maior prevenção contra o câncer de próstata”.

Já o servidor Dermeval Nunes dos Santos, de 54 anos, é um exemplo a ser seguido, um homem que se cuida e vai ao médico periodicamente. O servidor espera que o evento sirva de aviso aos colegas que negligenciam sua saúde. “Infelizmente os homens são descuidados e é importante o alerta sobre os riscos do câncer de próstata”, afirmou.

Ascom Creasi
/idoso/palestra

Notícias relacionadas