Notícias /

Bahia sedia Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

28/11/2016 12:37

Foi oficialmente aberto na noite de ontem (27), com a presença do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o 7º Simbravisa, Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que vai até o próximo dia 30 de novembro, em Salvador. A conferência de abertura, que teve como tema o “Sistema Único de Saúde (SUS) e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, aconteceu no Teatro Castro Alves e foi ministrada por Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e uma das lideranças do movimento da Reforma Sanitária Brasileira.

“Na Bahia, a Diretoria de Vigilância Sanitária tem total apoio da gestão, inclusive, autonomia financeira, sendo uma unidade gestora, com recursos de gerenciamento próprio”, destacou Vilas-Boas. O secretário acrescentou que, dessa forma, a diretoria consegue utilizar recursos dentro das prioridades definidas pelos técnicos da Vigilância, com total apoio da secretaria, o que não ocorre em diversos outros estados. “O Governo da Bahia apoia, respeita e luta por uma Vigilância Sanitária cada vez mais forte, e apoia também o projeto de carreira no estado.”

Entre os temas a serem debatidos durante os dias de Simpósio, está a tríplice epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus e qual a contribuição da Vigilância Sanitária para a prevenção desses agravos à saúde coletiva. Outros temas são: alimentação saudável, medicamentos, saneantes, cosméticos, técnicas de embelezamento e seus benefícios e riscos.

O Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária é atualmente o mais importante evento técnico científico da área. Nesta 7ª edição do Simpósio, cerca de mil inscritos participam de quase 100 atividades – conferências, discussões, mesas redondas, etc. – para o aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, por meio de seu Grupo Temático Vigilância Sanitária.

Estão entre os convidados do Simbravisa Jarbas Barbosa (presidente da Anvisa), Cláudio Maierovitch (Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde), João Pedro Stédile, Gastão Wagner de Souza Campos (presidente da Abrasco), Nísia Trindade Lima (vice-presidente da Fiocruz), Luciana Dias de Lima, Amélia Cohn, Ronald Ferreira dos Santos, José Carvalheiro, Inês Rugani, Luis Eugenio Souza e José Agenor Álvares da Silva.

A programação completa e mais informações podem ser acessadas no link: http://www.simbravisa.com.br/programacao/

Ascom/Sesab
Vigisanit/SIMBRAVISA

Notícias relacionadas