Amanhã é o Dia Nacional de Combate ao Mosquito

01/12/2016 17:58

Será amanhã, 2 de dezembro, o Dia Nacional de Combate ao Mosquito. A ação, que consiste em uma programação integrada e simultânea, vai acontecer em todas as capitais do país, em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi.

A mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de Prevenção e Eliminação de focos de Aedes aegypti nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho. Na Bahia, em fevereiro deste ano, foi instalada a Sala Estadual de Coordenação e Controle Bahia (SECC), compondo o organograma do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES). “Até o momento, a Bahia possui 115 Salas Municipais de Coordenação e Controle e/ou Comitê de Mobilização”, explica Maria Aparecida Araújo Figueiredo, coordenadora da SEEC e diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

A programação do Dia Nacional foi elaborada pela Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), juntamente com as Salas Estaduais e Municipais de Coordenação e Controle que têm como objetivos gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como, a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia (PNEM).

A coordenação da SECC Bahia, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, da Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial e do Núcleo Regional do Ministério da Saúde, programou atividades para o dia 02/12 que contará com a presença de Henrique Villa, secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo Federal (Segov), a Elzabete Santos, da Secretaria de Governo/ Membro da SNCC, e Eduardo Hage, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Programação do Dia D

9h00 – Visita à Escola Municipal Dr. Otaviano Pimenta

Visita à unidade de saúde

Visita domiciliar com agentes de endemias

Endereço: Travessa Fluminense, São Tomé de Paripe

Ponto de referencia: próximo ao Prato Popular e da Unidade de Saúde

10h30 – Escola Laboratório Escolab

Endereço: Rua da Lagoa, Coutos

Ponto de referência: Próximo à estação de trem de Coutos e da Escola Municipal Cid Passos.

11h30 – Entrega de 10 veículos Doblôs, doados pelo Ministério da Saúde para os municípios contemplados de acordo com a resolução CIB 107/2016 (Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Governador Mangabeira, Itiúba, Paripiranga, Paulo Afonso, Ruy Barbosa e Serra do Ramalho)

Local: Prédio do Núcleo Regional do Ministério da Saúde – Rua da Ajuda, Centro – Salvador Bahia

Outras atividades de mobilização na capital

Serão realizadas ações nas 441 escolas municipais e nas 160 unidades de saúde da rede municipal, onde todos os agentes de combate as endemias do município estarão envolvidos, atuando no projeto D Olho no Mosquito.

As Forças Armadas (Marinha, Exercito e Aeronáutica) também realizarão atividades educativas e de inspeção nas suas Organizações Militares (OM).

A Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), no período de 21/11 a 21/12, promove o 3º Faxinaço do CAB, em 38 órgãos públicos. No dia 29/11 aconteceu a 2º Edição do Encontro de Gestores do CAB, onde técnicos da Sesab apresentaram os resultados do 1º e 2º Levantamento de Índice Rápido Amostral do Aedes aegypti (LIRAa) do CAB. Para o dia 02/12, está previsto o faxinaço na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

No Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), está previsto a realização de atividades educativas em salas de espera e de inspeção nas unidades que compõe o referido prédio (Administração do CAS, Cedeba ,Creasi, Cepred, Divep, Divisa, Junta Médica, Planserv e Creche Municipal).

Atividades de Mobilização no interior do estado

Os municípios de Amargosa, Anguera, Cardeal da Silva, Candeias, Catolândia, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Ibipitanga, Ibotirama, Ipupiara, Itapicuru, Ipirá, Ipecaetá, Jitaúna, Luís Eduardo Magalhães, Mata de São João, Queimadas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Terezinha e Santo Estevão realizam, desde o dia 18/11, atividades de educação em saúde, inspeção nos órgãos públicos e mutirões para recolhimento de entulho.

Fonte: Divep
/doenças/dengue/atividades Dia D