Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate ao Aedes aegypti

01/12/2016 17:41

Dando continuidade às ações de combate do Aedes aegypti programadas pelas Salas Nacional e Estadual de Coordenação e Controle, no período de 28 de novembro até hoje (1/12) está acontecendo, no 19º Batalhão de Caçadores, a capacitação dos Oficiais da Marinha, Exercito e Aeronáutica. A capacitação tem por objetivo formar oficiais multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti. Em todo, o país serão utilizados 6.000 militares para atuar na intensificação das ações de enfrentamento do mosquito nos municípios, no período que se estenderá de dezembro de 2016 a junho de 2017.

A elaboração da programação e a instrutoria da capacitação está sob a responsabilidade da equipe de Vigilância e Controle Vetorial do Núcleo Regional Leste de Saúde, em parceira com técnicos do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Nos dois primeiros dias, foram abordados temas relativos à situação epidemiológica das arboviroses no estado da Bahia, nos municípios que compõe o Núcleo Regional Leste e no município de Salvador, a biologia e o comportamento do mosquito, medidas de controle, técnicas de visitas, reconhecimento geográfico, levantamento de índice, educação em saúde, entre outros. Nos dois últimos dias, os oficiais, juntamente com os instrutores, farão a abordagem prática em imóveis da área de abrangência do Distrito Sanitário Cabula Beiru.

Ascom/Sesab

Dengue/ForçasArmadas