Notícias /

Trabalho realizado no Iperba é premiado no Encontro Nacional de Aleitamento Materno

01/12/2016 17:45

Servidores do Instituto de Perinatologia da Bahia participaram recentemente XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, em Florianópolis/Santa Catarina. Na oportunidade, a médica do Banco de Leite Humano (BLH) do Iperba, Ana Paz, apresentou o relato de caso “Prematuro Extremo com Síndrome de Down e o Desafio do Aleitamento Materno”, desenvolvido em conjunto com outros profissionais da unidade e no BLH/Iperba, sendo premiado como um dos cinco melhores trabalhos apresentados durante o Encontro.

O trabalho premiado mostrou que mesmo frente a dificuldades, o leite materno é um aliado para a recuperação de bebês. No relato de caso, foi possível observar a relevância da amamentação na vida de um bebê prematuro extremo, nascido com 27 semanas e Síndrome de Down, em uma maternidade privada de Salvador. O recém-nascido não poderia mamar diretamente no peito da mãe, até completar 32 semanas, devido ao risco de contágio por citomegalovírus (CMV). O leite da mãe era, então, ordenhado e pasteurizado no BLH/Iperba, e juntamente com o leite pasteurizado doado por outras mães, o bebê foi alimentado até a alta hospitalar. A intervenção possibilitou que o recém-nascido recebesse leite humano desde o seu nascimento, além de servir como estímulo para a produção láctea da genitora e fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.

A parceria entre o BLH e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal foi um fato inédito dentro do hospital privado. A deficiência no manejo da lactação frente à prematuridade é fator preponderante para o desmame precoce dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) em hospitais não adeptos a políticas de Incentivo Hospital Amigo da Criança (IHAC). Portador deste título, o Iperba sempre incentiva e participa de ações relacionadas ao assunto, com o intuito de mostrar à sociedade a importância do leite materno para a saúde dos nossos bebês e crianças.

Hospital Amigo da Criança

A iniciativa do Hospital Amigo da Criança foi idealizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e de acordo com a instituição, tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Para tanto, é necessário que os funcionários da unidade de saúde mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

Aleitamento Materno

De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarréia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. O leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. A partir dos seis meses, a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os dois anos de idade.

Ascom do Iperba
Iperba/prêmio

Notícias relacionadas