Lançada campanha do Dia Nacional de Combate ao mosquito

02/12/2016 21:24

Nesta sexta-feira (2), Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, foi lançada campanha com o objetivo de alertar e mobilizar a população sobre a necessidade de todos se unirem para o combate ao mosquito.

Em Salvador, as ações contaram com a participação de técnicos das Secretaria da Saúde do Estado, da Educação, da Defesa Civil, do Ministério da Saúde (MS), agentes de endemias, além de representantes das forças armadas, que visitaram escolas, unidades de saúde e algumas residências em São Tomé de Paripe.

O subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, explica que as ações integradas são importantes, pois “antes da nossa mobilização com os prefeitos e forças armadas, apenas 5% dos domicílios baianos recebiam a visita do agente de combate às endemias com regularidade, agora esse numero subiu para 86%”. Ele ainda acrescentou que apenas 1% dos municípios da Bahia fazia o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), agora são 237 cidades, o que representa 55% dos municípios da Bahia.

A mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de Prevenção e Eliminação de focos de Aedes aegypti nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho. Na Bahia, em fevereiro deste ano, foi instalada a Sala Estadual de Coordenação e Controle Bahia (SECC), compondo o organograma do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES). “Até o momento, a Bahia possui 115 Salas Municipais de Coordenação e Controle e/ou Comitê de Mobilização”, explica Maria Aparecida Araújo Figueiredo, coordenadora da SEEC e diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

O secretário de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Villa, ressalta que a iniciativa envolve esforços dos governos federal, estaduais e municipais, no sentido de manter, sob controle, os números alarmantes. Ele ainda acrescenta que a parceria com as forças armadas e defesa civil é uma iniciativa de “ampliar o esforço no combate ao mosquito e reforçar o trabalho na ponta, tanto no campo como na cidade. Por isso convoco os prefeitos para reproduzirem esse discurso nos seus municípios”, conclui Villa.

Também fez parte das ações neste dia (2) a entrega de 10 carros (Doblôs), doados pelo Ministério da Saúde, para os municípios contemplados de acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 107/2016, os quais Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Governador Mangabeira, Itiúba, Paripiranga, Paulo Afonso, Ruy Barbosa e Serra do Ramalho.

A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cácia, explicou que a distribuição dos carros obedeceu critérios como: municípios que realizaram 100% das visitas nos quatro ciclos de 2016 (PNEM/SIMPR), realizaram LIRA/LIA e tinham registro de casos confirmados de microcefalia no mesmo ano, dentre outros.

Ascom/Sesab