Notícias /

Profissionais do HGVC recebem treinamento para atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais

05/12/2016 13:17

A Área técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Gestão Cuidado (DGC), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o apoio e a experiência da equipe de Saúde Bucal do Hospital Geral Roberto Santos composta por Mizael Magalhães Cardoso e Sandra Regina Oliveira de Moraes, realiza um treinamento para implementação do serviço de Odontologia Hospitalar para Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais no Hospital Geral de Vitória da Conquista, de hoje (05) até o próximo dia 9. O treinamento objetiva qualificar as ações dos hospitais que compõem a Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência- Rede Viver Sem Limites no estado da Bahia.

A Odontologia Hospitalar tem como eixo orientador o atendimento integral das necessidades de saúde apresentadas pelos pacientes internados em hospitais da Rede SUS, bem como daqueles Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), que por um ou mais fatores não podem concluir o seu tratamento em ambulatório, e que por isto, necessitam do cuidado em ambiente hospitalar, sob sedação ou anestesia geral.

Antes da publicação da Portaria nº. 1.032/GM/MS, em 05 de maio de 2010, as Unidades Básicas e/ou os Centros de Especialidades Odontológicas tinham muita dificuldade para encaminhar pacientes não colaboradores ou com comprometimento severo para atendimento hospitalar sob anestesia geral ou sedação. Além disto, os hospitais não tinham como registrar o procedimento, portanto não recebiam recurso financeiro pela prestação do serviço. A partir de janeiro de 2014, o Ministério da Saúde publicou nota técnica informando que independente do motivo da internação, a unidade hospitalar pode registrar os procedimentos odontológicos realizados, que serão pagos, a depender do quantitativo realizado.

Fonte: DGC
Saúde bucal/Conquista

Notícias relacionadas