Notícias /

Hospital do Subúrbio integra grupo de hospitais públicos de excelência do Brasil

13/12/2016 11:22

Em apenas seis anos de existência, o Hospital do Subúrbio (HS) passou a integrar a lista seleta dos 12 hospitais públicos de excelência no país, acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente.

De acordo com a diretora-geral do HS, Lícia Cavalcanti, o modelo de gestão constituído a partir de uma parceria público-privada (PPP) permite a celeridade, manutenção e qualidade dos serviços prestados à população e melhor capacitação profissional. “Através do modelo conseguimos atribuir a experiência do setor privado ao setor público. Ele preza pela qualidade e proporciona a garantia da segurança do paciente e o desenvolvimento dos profissionais que vão atender e cuidar desse paciente”, afirma a gestora.

Entre os pontos fortes da instituição que foram destacados, estão a gestão do acesso, responsável pelo gerenciamento de leitos; as Linhas de Cuidado do Paciente com AVC e do Paciente Vítima de Trauma; a qualidade do parque tecnológico, que promove agilidade nos processos de diagnósticos e terapêuticos; e a interação do hospital com a comunidade, baseada na transparência. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o bom funcionamento do hospital é resultado de um modelo que flexibiliza a manutenção e a contratação.

“A gestão através da PPP permite uma maior flexibilização para a contratação de mão-de-obra e na própria manutenção do parque tecnológico do hospital. Isso faz com que os equipamentos estejam sempre funcionando a todo vapor e nós possamos contratar os melhores profissionais do mercado para atuar no atendimento ao cidadão. Durante seis anos, o HS buscou essa acreditação e conseguiu merecidamente”, explicou Vilas Boas.

Estrutura

Primeira unidade hospitalar a ser construída por meio de uma PPP na Bahia, o Hospital do Subúrbio já realizou mais de 570 mil atendimentos desde a sua inauguração, em 2010. Desde 2011, o HS opera com capacidade plena. Ao todo são 373 leitos, dos quais 253 de internação, dez de UTI pediátrica, 50 para adultos e 60 de internação domiciliar. O hospital dispõe de uma equipe de quase 1.800 profissionais, incluindo 367 médicos.

Aos 83 anos, dona Alexandrina de Lima conta com todo o suporte necessário para controlar a arritmia cardíaca. Ela conta que já se sente muito melhor do que quando deu entrada no hospital em setembro. “Adorei o atendimento. A equipe é toda atenciosa e carinhosa comigo. Tenho o coração inchado e quando cheguei sentia dor no peito. Hoje a dor passou e me sinto segura de estar fazendo meu tratamento aqui”, afirma a paciente.

Entre os serviços oferecidos no Hospital do Subúrbio estão ortopedia, cirurgia médica, neurologia clínica e cirúrgica, cirurgia vascular, urologia, pediatria, além de exames de bioimagem (ressonância magnética, raio X e tomografia).

Fonte: Secom

Notícias relacionadas