Notícias /

Última Sessão temática de 2016 teve o suicídio como tema

13/12/2016 17:53

O profissional da saúde e o suicídio: percepções, crenças e cuidado, foi o tema escolhido para a última sessão temática do ano de 2016. O evento foi realizado pela Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP), no dia 07/12 (quarta-feira), no auditório da Escola de Formação técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS).

Com um tema bastante atraente, a psicóloga Soraya Carvalho Rigo, psicanalista e especialista em Psicologia Hospitalar, idealizadora e coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), serviço ligado ao Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), foi à palestrante convidada para falar sobre o tema.

Com um assunto bastante expansivo, Soraya Carvalho, através de fundamentação teórica, prática e pesquisas feitas sobre o conteúdo abordado, expôs vivências e estudos que foram desenvolvidas a respeito do suicídio, além das crenças, percepções, mitos, verdades e fenômenos que envolvem o assunto.

A psicóloga explicou os diversos motivos que podem levar o indivíduo a cometer este ato, onde o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking e a Bahia, o 2º. A mesma, em todo momento da palestra, deu exemplos de diversos tipos de casos, onde mencionou também a importância da presença e participação da família no processo de apoio e as consequências das atitudes de um profissional, que não sabe lidar, adequadamente, com essa conduta tão complexa que é o suicídio.

No segundo momento do evento, a psicóloga Soraya Carvalho esteve à disposição para debater questionamentos e tirar dúvidas do público participante.

Fonte: EESP
/eesp/suicídio

Notícias relacionadas