Notícias /

Unidades do Sesc recebem ação de incentivo ao transplante de córneas

14/12/2016 16:35

Conscientizar a população para a importância da doação de córneas é o principal objetivo da ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Transplantes e do Banco de Olhos da Bahia. A ação acontece de hoje (14) e sexta-feira, pela manhã, em unidades do Sesc.

Por iniciativa do Banco de Olhos da Bahia, está acontecendo o “Dezembro Luz”, mês de sensibilização para a doação de córneas e prevenção das doenças que podem levar ao transplante. A fila de espera por uma córnea é a maior do estado, com 1.187 pacientes. Em todo o país, são 13 mil pessoas aguardando por um transplante de córnea.

O Banco de Olhos da Bahia funciona desde 2006, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Para captação de córneas, desde 2012 existem três equipe de Organização de Procura de Córneas – OPC que visitam os hospitais que informam óbitos, para realizar a entrevista com as famílias dos potenciais doadores.

Profissionais do Banco de Olhos e da coordenação de Transplantes estão hoje no Sesc Piatã e na sexta-feira, dia 16, na unidade Sesc Centro, das 11 às 14h30. Com ações de incentivo à doação de córneas, a Sesab tem como meta zerar a fila de espera por transplante até o final de 2017.

A.G. MTb 696/Ba
Central de Transplante/olhos

Notícias relacionadas