Notícias /

Iperba é referência para a implementação do APURASUS no Espírito Santo

19/12/2016 20:50

O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) recebeu na última sexta-feira (16), a visita do sub-secretário de saúde do Espírito Santo, Silvio Machado, e de duas integrantes da sua equipe de Economia da Saúde, Patrícia Scarpe e Dayse Almeida. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do APURARSUS, – sistema via web que visa conhecer os gastos totais das unidades de saúde – no Iperba. Em fase de implementação no Espírito Santo, o Iperba foi uma das unidades escolhidas para servir como referência na administração do APURASUS.

Participaram do encontro a diretora geral do Iperba, Dolores Fernandez, a diretora administrativa, Margarida Assis, e a coordenadora de Recursos Humanos e Informação em Saúde do Iperba, Ana Laura Mignac, além de Martha Teixeira, coordenadora da Economia da Saúde do Estado da Bahia.

Responsável por gerir o APURASUS no Iperba, Ana Laura Mignac prestou orientações sobre a operacionalidade do sistema, além de mostrar os dados gerados a partir do sistema. A diretora do Iperba ressaltou ainda, a importância dos resultados produzidos pelo sistema na melhoria da gestão. Satisfeito com o que viu, Sílvio Machado afirmou que o Iperba é um modelo a ser copiado na apuração dos custos, principalmente por saber trabalhar estes dados a favor de uma gestão com eficiência.

O APURASUS é um sistema via web, que ajuda os gestores a conhecer os reais custos das unidades de saúde. Toda a produção e itens de custo são alocados por centros. Dessa forma, é possível conhecer o valor de cada procedimento/serviço prestado, e, consequentemente, analisar se o que está sendo empregado em cada produto é adequado. O Iperba é uma das seis unidades de saúde que avançaram no Projeto no Estado da Bahia.

Ascom Iperba
/Iperba/visita

Notícias relacionadas