Notícias /

HGRS é modelo para implementação de odontologia hospitalar no HGVC

20/12/2016 19:27

Com objetivo de apoiar a implementação do serviço de odontologia hospitalar para atendimento de pacientes com necessidades especiais no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a equipe de odontologia hospitalar do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizou capacitações teóricas e praticas in loco, durante uma semana, nas instalações da unidade a cerca de 500 km de distância da capital baiana. O treinamento foi oferecido por Mizael Magalhães Cardoso (especialista em cirurgia bucomaxilofacial) e por Sandra Regina Oliveira de Moraes (técnica em saúde bucal) aos cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal da regional.

“Compartilhamos com os participantes a experiência como profissional da Rede Estadual de Saúde que atua no serviço de odontologia hospitalar do [Hospital] Roberto Santos. Além de palestra seguida de debate sobre o tema proposto, conduzimos práticas com demonstração de instrumentais utilizados em cada procedimento, no atendimento ambulatorial e no centro cirúrgico”, lembra Sandra Moraes, que afirma ter observado boa participação do grupo em todos os dias de curso.

De acordo com a técnica do HGRS, a capacitação serviu para reforçar o trabalho em equipe, o processo e a importância do registro em prontuário: “Destacamos o atendimento a PNE [pessoas com necessidades especiais] no HGRS, que tem sido relevante. Nos empenhamos para oferecer uma atenção humanizada e uma atuação qualificada na área de saúde, sendo possível conhecer as reais necessidades dos pacientes, bem como buscar soluções para uma melhor qualidade dos serviços prestados”.

Modelo para o HGVC, o trabalho de odontologia hospitalar do HGRS, conforme afirma Moraes, tem oportunizado experiências proveitosas aos estudantes e profissionais  do serviço. “Observamos, ao mesmo tempo, o reconhecimento dos pais ou responsáveis pelos pacientes atendidos e a valorização dos nossos dirigentes, como forma de estimular a continuidade da assistência com qualidade”, avalia a profissional do Hospital Roberto Santos.

/hgrs/odontologia modelo

Ascom HGRS

Notícias relacionadas