Notícias /

HGRS recebe 800 novos dispensadores de álcool e garante 100% da cobertura de higienização das mãos

26/12/2016 19:39

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) recebe, até esta segunda-feira (26), mais de 800 novos dispensadores de álcool, distribuídos por toda instituição. Todos os quartos de enfermaria, ambientes do ambulatório e demais setores do prédio principal da unidade – do subsolo ao quarto andar – poderão contar com o equipamento e cerca de cinco mil refis do material, colocados para aumentar a segurança de pacientes, acompanhantes e funcionários.

Acompanhada pela equipe de enfermeiros e médicos da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HGRS), a instalação dos dispensadores teve início na última semana e faz parte da campanha promovida pelo serviço com objetivo de alertar para importância de higienizar as mãos. Para comemorar a ação, foram distribuídos, na sexta-feira (23), 1800 frascos de álcool gel para profissionais e usuários da rede estadual de saúde no HGRS.

“Aproveitamos o envolvimento do nosso grupo e de profissionais das outras áreas para oferecer treinamento nos setores sobre a técnica correta de higiene das mãos. Teve a presença do coral formado pela CCIH, contadores de histórias e Anjos da Enfermagem. Mamãe Noel também estava lá!”, lembrou a infectologista Verônica França, uma das responsáveis pelo trabalho.

A campanha, como destaca a médica, segue durante o ano de 2017: “na próxima semana, iremos colocar nos lugares de risco vários adesivos limpáveis com alertas para lavagem correta das mãos”. De acordo com estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos reduz o risco de doença em 20% e o risco de infecções em 60%.

CCIH-HGRS – Ao longo de 2016, a comissão – através de implementação de protocolo de limpeza e isolamento de casos detectados, entre outras iniciativas – foi capaz de controlar a disseminação das bactérias multidrogarresistentes (MDR) nas unidades de terapia intensiva (UTIs) do hospital. Além disso, reduziu em quase 60% a taxa de infecção na diálise, por meio de mudança no padrão de limpeza da água, troca das membranas de filtração e instalação do sistema de ozônio.

Ascom HGRS
HGRB/dispensadores

Notícias relacionadas