Notícias /

Cedeba realiza em março primeira sessão de atualização em diabetes

04/01/2017 14:06

Ano Novo, programação nova da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), para as sessões de atualização em diabetes, sempre na primeira terça-feira de cada mês, no Centro de Atenção à Saúde (CAS), das 9 às 12 horas. A primeira sessão acontece no dia 7 de março, com o tema “Critério de Acompanhamento do Diabetes por Nível de Complexidade”, quando o Cedeba, por meio da Coordenação Técnica, informará como ficará o cuidado com o diabetes em todo o estado da Bahia.

Diante da importância do tema da primeira palestra, a Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), responsável pela realização das sessões, que vão até dezembro, já começou o trabalho de mobilização para que os profissionais do SUS assistam à sessão em março, como destaca a coordenador da Codar, Graça Velanes.

Cronograma

Em abril, a sessão será realizada no dia 4 como tema “Evidência Clínica da Monitorização Contínua no Ajuste Terapêutico do DM”. No dia 2 de maio, a sessão de atualização em diabetes enfocará “Esquema de Insulinização no Diabetes Tipo 2. Evolução de Casos Clínicos” . “Visão Geral e Perfil de Ação das Insulinas e Análogos de Insulina” será o tema da sessão do mês de junho, que acontecerá no dia 3. Em julho, no dia 4, a sessão abordará o tema “A Contribuição da Psicologia no Cuidado das Pessoas com DM e suas Alterações da Imagem Corporal”.

Em agosto, a sessão será realizada no dia 1º, discutindo “Auto Cuidado e Autonomia. Um Processo Educativo para o DM 2 do Cedeba / Grupo Doce Conviver. No dia 5 de setembro, a sessão vai apresentar a questão “Como Reconhecer e Tratar a Disfunção Tireoidiana e o Fluxo de Acompanhamento no Cedeba . “Controle da Hiperglicemia em Pessoas com Diabetes Internadas em Fase Crítica e Não- Crítica” é o tema da sessão no dia 3 de outubro.

Em novembro, como acontece todos os anos, não haverá sessão porque o trabalho de educação em diabetes concentra-se nas comemorações do Dia Mundial do Diabetes nas unidades de saúde.

A última sessão de atualização em diabetes deste ano será realizada no dia 05 de dezembro, com o tema “Tratamento da Hipertensão Arterial no Paciente Diabético: Aspectos Clínicos e Terapêuticos”.

Ascom do Cedeba
Cedeba/sessões