Notícias /

HGESF recebe troféu de colaboração da ELSA Brasil

11/01/2017 17:54

O Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) recebeu um troféu da equipe do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil), pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia, referente à sua colaboração nos oito anos de desenvolvimento do estudo.

A homenagem ao HGESF se deu em virtude do suporte que a unidade deu por meio de autorização ao acesso aos prontuários médicos dos participantes e por ter acolhido a equipe e viabilizado o trabalho, conforme normas legais.

“Estamos muito honrados na conquista deste troféu, já que significa o reconhecimento dessa parceria firmada há oito anos, além da continuação do projeto”, afirma o diretor geral da Unidade, Luis Carlos Cavalcante Galvão.

Sobre o ELSA Brasil

O Elsa Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde contando com o apoio de instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), o DECIT – Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, além de fundações estaduais públicas de ensino superior e pesquisa, a saber, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), a Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais do Espírito Santo (UFES), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Bahia (UFBA), única no nordeste do país.

Com o objetivo de investigar fatores de risco para as doenças crônicas, sobretudo as cardiovasculares e diabetes – biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais e sociais o ELSA Brasil acompanha o estado de saúde de cada participante. Desde o início do estudo, em 2008, as ocorrências de eventos que geraram internações ou atendimentos ambulatoriais, notificados pelos participantes durante o monitoramento da equipe, estão sendo confirmados a partir da consulta aos prontuários, previamente autorizado pelo participante, em respeito aos aspectos éticos envolvidos.

Ascom HGESF
HGESF/elsa

Notícias relacionadas