Notícias /

Estudantes norte-americanos visitam o CEDAP

13/01/2017 17:08

Estudantes norte-americanos da área de enfermagem da Universidade de Maryland, em College Park, e da Unijorge visitaram o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico e Pesquisa (Cedap) essa semana. Antes de conhecer as instalações da unidade, os estudantes participaram de um ciclo de palestras, com temas sobre prevenção e assistência ao HIV/Aids, meta 90-90-90 e leis do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós (Cedap) temos atendimento ambulatorial, hospital dia e somos referência no tratamento de lipoatrofia facial do portador de HIV/Aids”, explicou a diretora da unidade, Miralba Freire, que abriu o evento falando da origem e serviços oferecidos pelo Cedap e depois apresentou dados de epidemiologia e a assistência ao HIV/Aids e IST no SUS na Bahia.

Os estudantes conheceram o projeto de adesão e inclusão do Núcleo de Inclusão e Adesão ao Tratamento (NIAT), que visa manter o usuário na unidade e evitar o abandono ao tratamento, em conformidade com a meta 90-90-90, estabelecida pela Unaids. Também foram assuntos do evento o contexto e os princípios do SUS, saúde bucal em HIV e tabagismo.

A visita dos estudantes ao Cedap integra o Projeto Interprofissional para estudo do modelo brasileiro da epidemia de HIV/Aids, com aulas teóricas e tour pela unidade.

Ainda na programação, os estudantes participarão, na próxima segunda-feira (16), das palestras “IST em pacientes com HIV/Aids”, “Empoderamento, participação e decisões no cuidado e terapias integrativas”, “Ambulatório transgênero” e “Acompanhamento das co-infecções HIV/TB/ hepatites na Bahia”.

Os profissionais do Cedap podem participar das aulas teóricas, que sempre acontecem na Sala de Treinamento.

Ascom do Cedap
Cedap/estudantes

Notícias relacionadas