Notícias /

HEC inicia tratamento pioneiro na Bahia

13/01/2017 17:10

Juntar crianças e animais no mesmo ambiente é ter a certeza de alegria. E foi pensando nisso que o Hospital Estadual da Criança (HEC) está implantando a Terapia Assistida por Animais (TAA). Projeto pioneiro em ambiente hospitalar na Bahia, a TAA tem como objetivo humanizar mais o tratamento e estimular os pacientes a realizar algumas atividades, que no dia a dia parecem ser desinteressantes. As práticas se associam às técnicas de fisioterapia e deixam o tratamento mais leve. Para isso, a equipe multidisciplinar do hospital, inicialmente, conta com a ajuda de cães e peixes.

Para a fisioterapeuta Itana Nogueira, as melhorias ultrapassam os limites físicos. “A TAA traz benefícios emocionais, psicológicos e sociais. Para nós, fisioterapeutas, a terapia auxilia no alcance dos objetivos motores e funcionais. Com o auxilio dos animais, a criança faz atividades que apenas com a fisioterapia convencional dificilmente realizaria devido à falta de interesse e de ânimo causadas pela hospitalização”.

A previsão é que a cada quinze dias seja realizada a Terapia Assistida por Animais com as crianças que já estiverem internadas no HEC e que forem liberadas previamente pelos médicos para a ação, e atendimento ambulatorial.

Ascom do HEC
Hospital da Criança/pioneiro

Notícias relacionadas