Notícias /

Equipe da saúde visita Maternidade de Referência

23/01/2017 17:20

Nesta segunda-feira (23), equipe da Secretaria da Saúde visitou a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, que passou a ser gerida pelo Instituto Hygia Saúde e Desenvolvimento Social.

Na oportunidade, o gestor da pasta da saúde ouviu as demandas da empresa, da equipe da assistência, e ressaltou que este é o momento para que sejam feitas as mudanças necessárias. “É o momento de rever os problemas antigos, os vícios, refazer os protocolos, enfim, sair da zona de conforto”.

Ele ainda acrescentou que é a oportunidade de a Hygia fortalecer o tripé: assistência, pesquisa e ensino. “Considerando que embora sendo uma unidade de referência, ela não está explorando todo o seu potencial, sobretudo na área da pesquisa, a exemplo da microcefalia que ocorreu no estado, e quem se destacou no atendimento às crianças com a patologia foi o Hospital Geral Roberto Santos”.

Ainda ao recepcionar a empresa, o secretário explicou que está fazendo a readequação da maternidade para a pesquisa e o ensino, que dará prioridade às universidades públicas, ficando com as instituições privadas as vagas remanescentes. E, para isso, “essas instituições terão que remunerar o estado”.

Com relação à estrutura física, Fábio Vilas-Boas destacou a necessidade de uma nova sinalização de todo o ambiente, além da humanização dos espaços e um melhor aproveitamento e otimização de toda a área, incluindo as enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

A maternidade: Com o novo contrato de gestão, a maternidade passará a contar com 252 leitos contratados, sendo 40 de UTI (10 adulto e 30 neonatal). Atualmente, a unidade funciona com 246 leitos. Situada no bairro do Pau Miúdo, é reconhecida como maternidade de excelência na assistência a gestantes com gravidez de alto risco e no tratamento de recém-nascidos patológicos ou prematuros pelo SUS, seguindo os princípios da Rede Cegonha.

Ascom/Sesab
Maternidade

Notícias relacionadas