Notícias /

Proteção dos pés é segurança para os diabéticos

25/01/2017 14:51

Diabético não deve andar descalço, nem mesmo na praia, na piscina ou dentro de casa, porque a proteção dos pés é muito importante, como ressalta o Manual Diabetes – O que Fazer em Situações Especiais, do Dr. Walter J. Minicucci, endocrinologista e médico assistente da Disciplina de Endocrinologia e Metabolismo da Unicamp (São Paulo. Os cuidados devem começar com o exame diário dos pés para a identificação de calos, ferimentos, frieiras ou infecção. Deve ser feito com o uso de espelho para ver a sola do pé. Se sua visão não for boa, peça a alguém para ajudá-lo. Examine também entre os dedos dos pés.

Ferimentos nos pés de pessoas com diabetes podem ocasionar complicações muito graves, até a perda dos pés e das pernas – principalmente em idosos ou em adultos com mais de 10 anos da doença. Se você tiver ferimento ou inflamação nos pés, procure seu médico, mesmo se o ferimento for pequeno. Nunca use sapatos apertados, com irregularidades (pregos, etc.) nas palmilhas ou bicos finos.

É importante identificar e tratar ferimentos (feridas) nos pés ou frieiras, com ou sem vermelhidão, calor ou dor em volta da ferida. O que fazer na presença de feridas? Lave bem a ferida (com água e sabão) e seque-a com uma toalha limpa; proteja a ferida com uma gaze esterilizada e seca. Fique em repouso com a perna elevada e peça a um médico para ver se o ferimento é grave e se é necessário medicar. Lave e seque bem entre os dedos dos pés.

Nas “frieiras” sem vermelhidão, dor ou pus, não tente tirar ou cortar a pele. Aplique um antimicótico local, duas a três vezes ao dia. Se não resolver o problema em dois dias ou se piorar, procure um médico. Ferimentos nos pés podem ser muito perigosos para as pessoas que têm diabetes. Não espere que eles sarem sem tratamento. Procure imediatamente seu médico! Devem ser sempre tratados por médicos. Mesmo pequenos ferimentos podem estender-se e levar a complicações muito sérias, se não tratados.

Veja também o vídeo – Cuidados com os pés – no site do YouTube: http://bit.ly/9Soj5p, ou no sites da Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diabetes.org.br e www.walterminicucci.com.br

Quinta -feira, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) continua divulgando cuidados para os diabéticos em situações especiais.O foco será o que fazer para realizar tratamento dentário com segurança.

Ascom do Cedeba
Cedeba/pés

Notícias relacionadas