Notícias /

Mudança de horários da medicação pode piorar controle do diabetes

27/01/2017 17:12

Mudança importante de horários – escola, trabalho – pode piorar o controle do diabetes da pessoa que toma insulina. O que fazer? Converse com seu médico para determinar os novos horários de aplicação de insulina e das refeições. Estas mudanças são menos importantes quando se toma comprimidos, em vez de insulina, mas, mesmo assim, converse com seu médico. Esse alerta faz parte do Manual Diabetes – O que Fazer em Situações Especiais, do Dr. Walter J. Minicucci, endocrinologista, e médico assistente de Endocrinologia e Metabolismo da Unicamp (São Paulo), que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) está divulgando para ampliar os conhecimentos dos diabéticos no Verão,tempo de mais viagens,férias e mudança de rotina.

A mudança frequente do horário de aplicação da insulina pode piorar o controle do diabetes e isso só deve ser feito, se for muito necessário. É importante usar insulina sempre nos mesmos horários, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Nas férias prolongadas, pode-se mudar o horário das aplicações de insulina. No caso de esquemas de insulinização intensiva (usando insulinas de ação prolongada, Levemir®/Detemir ou Lantus®/Glargina), é possível atrasar a insulina ultra -rápida (NovoRapid®/Asparte, Humalog®/ Lispro ou Apidra®/Glulisina), se o café da manhã também atrasar e desde que as taxas de glicemia não estejam altas. Converse com seu médico a respeito.

Quando esquecer de tomar a medicação

Algumas vezes, as pessoas se esquecem de tomar medicação. Se isto acontecer raramente, não causará grande alteração do controle do diabetes, porém caso isto ocorra frequentemente, grandes pioras do controle glicêmico podem ocorrer. O que fazer? Se você devia tomar o comprimido hipoglicemiante ou a metformina no café da manhã e se esqueceu, tome-o no almoço; se devia tomá-lo no horário do almoço, faça-o antes do jantar. Os comprimidos que não foram tomados durante o dia, na hora certa, não devem ser tomados após o jantar ou antes de se deitar.

Mesmo quem usa insulina corretamente, de vez em quando se esquece de usá-la. Muitas vezes acaba lembrando horas depois ou no momento de tomar a próxima aplicação de insulina. Pessoas com diabetes de tipo 1 e usando esquemas de insulinização intensiva podem corrigir o esquecimento mesmo antes da próxima aplicação. Aqueles que usam esquemas mais fixos de insulinização têm maior dificuldade e, às vezes, acabam levando dias para corrigir o descontrole ocasionado pelo esquecimento.

O que fazer? Quanto mais atrasado você estiver em relação ao horário de aplicação da insulina, menor quantidade deverá tomar. Reduza a dose para 2/3 ou pela metade da dose que se esqueceu; se lembrar de tomá-la somente ao deitar-se, tome 1/3 da dose, mesmo que seja uma insulina de ação prolongada ou ultra – rápida. No caso de insulinas de ação rápida e ultra – rápida, elas não devem ser tomadas mais do que uma hora após a refeição e do que a metade da dose. Como fazer? Meça a glicemia mais vezes neste dia. Se as taxas estiverem maiores do que 300mg/dl e se for uma criança, junto com a insulina de ação prolongada ou NPH ou pré-mistura, dê uma a duas unidades de insulina de ação rápida ou ultra – rápida. Se for um adulto, dê quatro a seis unidades do mesmo tipo de insulina. Repita as medidas de glicemia após duas horas. Procure falar com seu médico, imediatamente, se isto acontecer com uma criança. Também fale com o médico, no caso de um adulto, quando houver um descontrole importante do diabetes, com taxas de glicemia muito elevadas.

Segunda -feira, o Cedeba, na sequência da divulgação de cuidados do diabético em situações especiais, enfocará o que fazer quando for preciso tomar outros medicamentos.

Ascom do Cedeba
Cedeba/horário

Notícias relacionadas