Notícias /

A perda de peso no diabético requer cuidados para evitar hipoglicemia

03/02/2017 14:24

Alimentação saudável, medicação e exercício físico integram o tratamento do paciente diabético. No Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) os diabéticos seguem plano alimentar que é individual, e leva em conta também a realidade social e cultural. Também aprendem a contar carboidratos e a construir cardápios variados.

Quando o paciente com diabetes, precisar perder peso, é necessário muito cuidado, diante do risco de hipoglicemia – sensação de tremores, fraqueza, fome, suor frio, nervosismo e/ou. Sonolência, dificuldade de raciocínio, confusão mental, agressividade ou desmaio. Por isso o risco de dieta para perder por conta própria para o diabético é maior do que as pessoas em geral.

A orientação integra o Manual Diabetes – o que Fazer em Situações Especiais, do Dr. Walter J. Minicucci, endocrinologista, e médico assistente de Endocrinologia e Metabolismo da Unicamp (São Paulo), que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) está divulgando para ampliar os conhecimentos dos diabéticos no Verão, tempo de mais viagens, férias e mudança de rotina.

De acordo com o Manual, o diabético jamais deve tentar perder peso sem orientação médica; Não. Em dieta para perda de peso, podem ser necessárias grandes diminuições das doses de insulina ou comprimidos para o diabetes, à medida que se perde peso, para se evitar o risco de hipoglicemia. Muitas vezes só de se iniciar uma dieta, com a ingestão de menor quantidade de comida, mesmo antes do início da perda de peso, já é necessário diminuir a medicação para o diabetes, pois as glicemias começam a melhorar quase que ao mesmo tempo em que se inicia a dieta.

É importante saber que, se a pessoa parar a dieta e voltar a comer mais, será preciso voltar a tomar as doses de insulina ou dos comprimidos do início do tratamento. As dietas para perda de peso para quem tem diabetes devem ser balanceadas e orientadas por nutricionista ou médico com experiência em diabetes.

Segunda – feira (dia 6), o Cedeba prossegue divulgando as orientações do Manual Diabetes o que fazer em situações especiais, enfocando os cuidados para a realização de exames de laboratório.

Ascom do Cedeba
Cedeba/peso1

Notícias relacionadas