Notícias /

Ambulatório de Colonoscopia do Hospital Roberto Santos analisa risco pré-exame

06/02/2017 16:52

Os pacientes do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) têm, agora, a possibilidade de passar por avaliação antes de realizar o exame de colonoscopia. Criado pelo Serviço de Endoscopia Digestiva e Centro de Hemorragia Digestiva Professor Igelmar Barreto Paes (SED-CHD- IBP-HGRS), o novo ambulatório da instituição realiza a triagem voltada às pessoas com indicações para o procedimento.

Durante o atendimento, a equipe analisa o risco, a depender das comorbidades. São solicitados exames e, então, julga-se a necessidade de avaliação cardiopulmonar para maior segurança do usuário.

“O paciente recebe orientações quanto à realização do exame e preparo adequado para o sucesso da colonoscopia. No dia da consulta do ambulatório, ele já marca a data em que fará o procedimento. Após avaliação, podemos determinar o tempo ideal de retorno. Portanto, um paciente com indicação de rastreamento para lesões pré-neoplásicas [células neoplásicas são células de um tumor], a colonoscopia é marcada para dois a três meses. Ao contrário daquele paciente com diarreia, anemia ou perda ponderal [emagrecimento], que necessita de um exame com tempo mais curto para realizar”, explica o gastroenterologista Marcos Clarêncio, coordenador do SED-CHD-IBP-HGRS.

No caso do paciente sem orientação pós-exame, de acordo com o médico, o ambulatório cumpre a função de orientá-lo sobre como proceder e confere a necessidade da repetição da colonoscopia, com uma periodicidade, conforme a patologia. “O Ambulatório Colonoscopia do HGRS foi um avanço na organização da fila dos que necessitam realizar esse exame tão importante para diagnosticar patologias do intestino grosso e para prevenir o câncer colorretal [câncer no cólon ou reto]”, destaca Clarêncio.

Atendimento – O Ambulatório Colonoscopia do Hospital Geral Roberto Santos funciona às segundas e quartas-feiras. Com agendamento presencial, é necessária apresentação de RG, cartão do SUS, comprovante de residência, telefone de contato e solicitação médica.

Ascom do HGRS
Roberto Santos/colonoscopia

Notícias relacionadas