Práticas Integrativas e Complementares são apresentadas aos gestores municipais

07/02/2017 12:54

O Seminário de Integração da Gestão da Saúde começou nesta terça-feira (7) com exercícios de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PIC), que foram apresentados aos gestores municipais com o objetivo de sensibilizá-los para a importância dessa iniciativa na prevenção e promoção da saúde.

Essas práticas incluem atividades como reiki, acupuntura, exercícios de relaxamento, respiração, arteterapia, dentre outros. Maria Luisa Castro, que compõe a equipe da Diretoria da Gestão do Cuidado que trabalha na construção dessa política, explicou que “este é um momento oportuno, considerando que a implantação efetiva e execução da PIC se dá na atenção básica”.

Ela acrescentou que, embora o SUS tenha estabelecido a portaria em 2006, estes serviços são prestados informalmente e “agora o governo do estado está trabalhando na construção de uma política pública específica no sentido de consolidar estas práticas. E, para isso, precisamos do engajamento de todos os gestores municipais para tornar as PIC’s uma realidade”.

O evento, que segue até amanhã (8), é voltado para os gestores de saúde e prefeitos dos 417 municípios e tem por objetivo acolher, orientar e alertar sobre os aspectos técnicos e administrativos do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

1. Documentos e Apresentações
  2. Fotos do Evento