Notícias /

Feira de segurança do paciente é realizada no HEC durante esta semana

08/02/2017 18:51

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Estadual da Criança (HEC) começou a realizar, nesta terça-feira (7), uma feira de segurança do paciente na sala de convivência da unidade hospitalar. A ação vai acontecer até quinta-feira (9), entre 10h e 14h.

Dentre os objetivos principais da feira, organizada por uma equipe multiprofissional, estão: a identificação correta do paciente, a melhoria da comunicação entre profissionais de saúde, bem como da segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; a higienização correta das mãos para evitar infecções, e a redução do risco de quedas e úlceras por pressão.

De acordo com Girlane Santiago, coordenadora do Centro de Reabilitação do HEC e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, a ação visa sensibilizar a equipe multiprofissional em relação às metas de segurança, e divulgar e fortalecer institucionalmente a cultura de segurança do paciente.

“A implantação dos protocolos de segurança do paciente no serviço contribui para a qualificação do cuidado em saúde e promove maior segurança para pacientes e profissionais no ambiente de assistência à saúde. O NSP se reúne mensalmente e é composto por profissionais de diversos segmentos do HEC, dentre eles fisioterapeuta, enfermeiros, médico e farmacêutico”, explica Girlane Santiago.

Regulamentação do NSP

O Núcleo de Segurança do Paciente foi implantado no HEC em dezembro de 2013 e é regulamentado com base na RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, instituindo ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. Segundo a ANVISA, segurança do paciente consiste na redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Ascom HEC

/hec/feira de segurança do paciente

Notícias relacionadas