Notícias /

Sesab implanta Programa Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

09/02/2017 19:27

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e em parceria com o Ministério da Saúde, implantará, o Programa Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Permusf) nos seguintes municípios da Bahia: Araças, Baixa Grande, Coribe, Guanambi, Jacobina, Ilhéus, Itajuípe, Salvador, São Felipe e Presidente Tancredo Neves.

Os eixos temáticos, que serão apresentados no dia 17, no Seminário de Implantação do Projeto, contemplarão atividades teóricas e práticas que serão desenvolvidas de acordo com o Projeto Pedagógico do Permusf. O programa, que será apresentado aos gestores locais e equipes técnicas, acontecerá no Auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde, durante todo o dia.

Nesta oportunidade, os gestores assinarão o Termo de Adesão ao Programa e as equipes municipais receberão orientação pedagógica para organização dos campos de prática e recepção dos residentes. Os novos residentes iniciarão as atividades nos municípios após a aula inaugural, a ser realizada aqui em Salvador no dia 06 de março.

Este ano, o programa oferecerá 64 vagas, contemplando sete profissões de saúde, entre elas: enfermagem, odontologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, psicologia e educação física. Os residentes desenvolverão suas atividades no período de 24 meses, em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 horas e farão jus a uma bolsa no valor de R$ 3.330,43.

O programa é voltado para a área prioritária da Atenção Básica, cujo foco é a formação de profissionais para atuarem nas equipes de apoio básico e especializado à estratégia de Saúde da Família. Nesse sentido, está pautado em políticas públicas de saúde que priorizam a integralidade do cuidado com base territorial, com vistas ao fortalecimento da rede de Atenção Primária.

Fonte: EESP
/EESP/Permusf

Notícias relacionadas