Notícias /

Conhecer o diabetes é fundamental para saber lidar com a doença

13/02/2017 14:21

Para obter um bom controle do diabetes, é necessário conhecer bem a doença e suas complicações e, para que isto aconteça, a pessoa com diabetes e também seus familiares necessitam saber muito a respeito da doença. Saber o que é o diabetes e como lidar com ele, no dia-a-dia, é fundamental para se ter uma vida longa, saudável e feliz. Isto é possível e está em suas mãos conseguir.

Essa sinalização faz parte do Manual Diabetes – O que fazer em Situações Especiais, do Dr. Walter J. Minicucci, endocrinologista, e médico assistente de Endocrinologia e Metabolismo da Unicamp (São Paulo), que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) começou a divulgar no dia 19 de janeiro para ampliar os conhecimentos dos diabéticos no verão, tempo de mais viagens, férias e mudança de rotina. Hoje, o Cedeba conclui a divulgação do Manual enfocando as Regras Básicas para o tratamento do diabetes.

Regras básicas

O controle do seu diabetes depende dos seguintes fatores: dieta (plano alimentar), exercícios, medicação e conhecimento sobre a doença. O que fazer para controlar seu diabetes? Faça sempre uma dieta equilibrada. Não abandone, sem orientação médica, o remédio que estiver tomando. Procure fazer caminhadas e exercícios leves. Isto o deixará com mais disposição e o controle do diabetes será melhor. Seja cuidadoso com a higiene corporal diária. Seus pés merecem atenção. Cuide deles com carinho, assim como de seus dentes e olhos. Colabore com seu médico. Siga sempre suas orientações e procure-o, quando necessário.

Mesmo que entenda bem a sua doença, não tente ser o seu médico. Existe uma série de problemas que só podem ser detectados através do exame clínico. O tratamento do diabetes não se resume apenas em controlar as taxas de glicemia e as medidas da hemoglobina glicosilada. Também são cruciais: o controle da pressão arterial e das taxas de colesterol, o abandono do fumo, a atividade física frequente, a revisão anual do fundo de olho e a avaliação anual da função renal.

O Cedeba está encerrando a divulgação do Manual. Mais e novas informações podem ser obtidas no site www.walterminicucci.com.br e no blog: http://blog.walterminicucci.com.br. Walter Minicucci atua na área de diabetes há mais de 30 anos, inclusive em educação em diabetes, organizando e coordenando grupos multiprofissionais de atendimento, produzindo materiais educativos para médicos e pacientes, tais como vídeos educativos, folhetos e manuais.

Ascom Cedeba
/cedeba/conhecer diabetes

Notícias relacionadas