Notícias /

Reestruturação da rede ocular é apresentada na 245ª reunião da CIB

21/02/2017 22:33

Na 245ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu nesta terça-feira (21), superintendências da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apresentaram propostas de pactuação para estruturação da rede, tendo como ponto principal a rede da saúde ocular, incluindo o credenciamento para o tratamento do glaucoma.

Ana Paula Andrade, superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs) explicou que o serviço oftalmológico não será mais itinerante, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Para isso foi aberto, desde 2016, o credenciamento para novos prestadores do serviço, que serão clínicas localizadas nas regiões de saúde. Para minimizar os questionamentos dos gestores quanto ao deslocamento dos pacientes, haverá a possibilidade de implantar postos avançados para atender os municípios mais distantes.

Além de tratar o glaucoma, o prestador ficará responsável por todos os outros atendimentos oftalmológicos que a população local precisar, distribuição do colírio e cumprimento de metas, como garantir a realização de 100 cirurgias/mês, por região de saúde. Ainda durante a reunião foi apresentada, para aprovação, metas quantitativas e qualitativas para a organização de procura de órgãos nos próximos dois anos. E a Vigilância de Proteção à Saúde (Suvisa) apresentou a sugestão do Conselho Nacional de Saúde sobre não utilizar pulverização aérea de agrotóxico para controle do Aedes aegypti.

Também na reunião foram apresentados credenciamentos de Núcleos de Apoio à Saúde da Família dos municípios de Varzedo, São Gonçalo dos Campos, Mata de São João e Equipe de Saúde Bucal de Jaguaripe, Eunápolis, Valença, Serrinha, dentre outros. Ainda teve apresentação de habilitações do Hospital da Mulher, Oncomed, Hospital Universitário Professor Edgar Santos e Centro de Atenção Psicossocial, dentre outros.

Ascom/Sesab

Notícias relacionadas