Notícias /

Serviço de Acolhimento a vítimas de violência sexual será reforçado durante o carnaval

22/02/2017 14:49

O serviço de acolhimento a pacientes que sofreram violência sexual do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, atenderá com reforço de plantões durante o período do carnaval. De acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), 38 casos foram notificados no período do carnaval do ano passado. Além destes, existem os que não foram contabilizados, por conta de as mulheres violentadas não registrarem a ocorrência.

As pacientes podem chegar à unidade por demanda espontânea, através de órgão policial, judicial, ou referenciada pela Central de Urgências do SAMU. São disponibilizados escuta qualificada, atendimento clínico e cirúrgico, atendimento psicológico, bem como dispensação e administração de medicações para profilaxia nos casos indicados. Existe ainda orientação e agendamento para acompanhamento psicológico e ginecológico por até seis meses.

O serviço é destinado a mulheres que sofreram qualquer ato sexual indesejado, abusos e violência sexual, que necessitem de atendimento de emergência médica. A equipe fará todos os exames necessários, além da oferta do contraceptivo de emergência e das profilaxias para doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV/Aids.

Além do atendimento médico, a equipe de serviço social fará todo o encaminhamento necessário junto à DEAM e ao DPT – Departamento de Polícia Técnica – para registro de boletim de ocorrência.

Ascom Sesab
Carnaval/hospital da mulher

Notícias relacionadas