Notícias /

Hospitais estaduais registram seis atendimentos no primeiro dia de carnaval

24/02/2017 15:21

Com investimento de cerca de R$1,3 milhão, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está reforçando, durante o período do carnaval, os plantões dos hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Menandro de Faria (HGMF). As unidades estão prontas para receber, se necessário, ocorrências com maior gravidade. “Todos os hospitais da rede estão preparados, mas reforçamos as equipes nos serviços que, geralmente, atendem a primeira demanda do paciente”, destacou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Nos dois primeiros dias de carnaval, de quinta-feira (18h) até hoje 18h, o sistema de ocorrências do carnaval registrou seis atendimentos. Sendo cinco no Hospital Geral do Estado (HGE) e um no Hospital Eládio Lassere. No HGE todas as ocorrências foram por agressão fisica.No Eládio Lassere a única ocorrência do carnaval foi por queda. Em 2016, neste mesmo período, foram contabilizados 16 atendimentos.

Preparação para atendimento a múltiplas vítimas

Além do reforço em quatro hospitais, o centro de atendimento a múltiplas vítimas do HGE está preparado para ser acionado em caso de necessidade. Uma área de estacionamento da unidade pode, em poucos minutos, ser transformada em uma unidade de emergência com capacidade para atender mais de 25 pacientes simultaneamente. “Evidentemente não queremos que haja necessidade, mas estamos preparados para ocorrências com diversos acidentados”, disse Fábio Vilas-Boas.

Corregedoria notificou servidores

A equipe da Corregedoria da Sesab visitou nesta quinta-feira (23) os hospitais Geral Roberto Santos, Geral Ernesto Simões Filho e Geral do Estado. Na oportunidade, a equipe notificou 14 servidores. Durante todo o carnaval as equipes da Corregedoria estarão inspecionando as unidades estaduais de saúde, visando o cumprimento das escalas de plantão dos servidores.

Hemoba no carnaval

Com o slogan ‘Não fique parado, doe Sangue’, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2017 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. O posto de coleta da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funcionará normalmente durante os dias de Carnaval, inclusive na segunda e terça-feira (27 e 28), das 7h30 às 18h30. A unidade estará fechada apenas no domingo. Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será a partir das 13h.

Ascom Sesab
carnaval/sexta-feira