Notícias /

Hospitais estaduais registram queda de 28,5% no quantitativo de atendimentos em relação a 2016

25/02/2017 21:25

Em três dias de carnaval, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou queda de 28,5% no quantitativo de ocorrências hospitalares relacionadas ao carnaval, considerando o mesmo período do ano anterior. Os dados contabilizam 30 atendimentos entre às 18 horas da quinta-feira e às 18 horas deste sábado (25), enquanto que em 2016 foram 42 registros.

A maioria dos atendimentos ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), que contabilizou 21 ocorrências, a maior parte decorrente de agressão física. Em seguida, vieram os hospitais Eládio Lassere, Roberto Santos e o Menandro de Faria, com respectivamente 3, 2 e 2 atendimentos.

Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, as unidades estão prontas para receber todas as ocorrências, em especial, as com maior gravidade. “Ampliamos a quantidade de plantões nas unidades hospitalares e o estoque de medicamentos”, comenta Vilas-Boas.

Distribuição de camisinha

Mais de 700 mil preservativos já foram distribuídos nos circuitos do carnaval de Salvador e Porto Seguro e a meta é alcançar 4 milhões. Para facilitar o acesso dos foliões aos preservativos, ações informativas são realizadas nas ruas da capital e do interior, bem como stands foram montados nos circuitos, possibilitando intensificar a ação educativa e realizar testes rápidos para identificar doenças sexualmente transmissíveis, tais como Sífilis, HIV/Aids e Hepatites B e C.

Na capital, os postos de testagem foram montados em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Já em Porto Seguro, foi instalado na Passarela do Descobrimento. Os três serviços, além dos testes, fazem aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. Os postos funcionam até a próxima terça-feira (28), sempre das 17h às 02h. Os testes são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em 20 minutos.

Vigilância Sanitária e Ambiental

Com o objetivo de eliminar os riscos sanitários, a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental fiscalizou 103 estabelecimentos no período do carnaval, sendo que destes, 25 foram notificados pelo descumprimento da legislação. As equipes também realizaram ações educativa em hotéis, albergues e pousadas, visando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cumprindo a Lei 9.201, de 29/07/2004 e o Decreto 9.329 de 02/02/2005. Na oportunidade, os estabelecimentos também foram orientados quanto a realização de ações de controle do mosquito Aedes Aegypti.

Hemoba no carnaval

Com o slogan “Não fique parado, doe sangue” a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) incentiva as pessoas a doarem sangue. Nesta época do ano, aumenta consideravelmente a necessidade de bolsas de sangue e hemoderivados para atender a demanda dos hospitais públicos. Hoje, terceiro dia de carnaval, até 12h30, foram cadastrados 282 candidatos à doação e foram coletadas 209 bolsas de sangue.

A Fundação Hemoba fecha amanhã, domingo, e volta a funcionar segunda e terça-feira (27 e 28), das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas, a unidade abre das 13 horas e funciona até 18h30.

Corregedoria da Saúde

A equipe da Corregedoria da Sesab visitou até a manhã de hoje, oito unidades de Saúde: hospitais Geral Roberto Santos, Geral do Estado (HGE), Ernesto Simões Filho e Menandro de Farias; Unidades de Emergência de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras, e Central Estadual de Regulação. Na oportunidade, as equipes responsáveis pela ação registraram 62 irregularidades envolvendo profissionais (falta ou troca de plantão sem autorização). Os profissionais foram notificados.

Durante todo o carnaval as equipes da Corregedoria estarão inspecionando as unidades estaduais de saúde, visando o cumprimento das escalas de plantão dos servidores.

Ascom Sesab
carnaval/sábado

Notícias relacionadas