Notícias /

Publicada no Diário Oficial a Política Estadual de Humanização

02/03/2017 20:12

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, assinou a Portaria de número 168, que institui a Política Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, tendo sido publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 24 de fevereiro de 2017. Agora, a Superintendência de Recursos Humanos (Superh), através da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes), articulará a elaboração de instrumentos com orientações específicas, que se fizerem necessário para a implementação desta Política.

A partir da aprovação da Política Nacional de Humanização (PNH) em 2003, o Estado da Bahia desenvolveu ações que pretendiam estimular o processo de implantação de diretrizes e dispositivos desta política na rede SUS-Ba. Essas ações possibilitaram a ampliação do diálogo entre trabalhadores, gestores e usuários, bem como a identificação das especificidades de cada região de saúde do Estado, fato que culminou com a formação dos três espaços colegiados de gestão: Fórum de Apoiadores da Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde; Comitê Técnico de Humanização e Núcleo Técnico de Humanização.

Foi definido como imagem-objetivo desta política orientar as práticas de atenção e gestão na saúde pautada nos princípios e diretrizes da humanização para o SUS-Bahia, tendo como objetivos específicos: fomentar práticas democráticas e participativas nos modos de cuidar e gerir da saúde; promover a discussão e revisão dos processos de trabalho e fluxos organizacionais; fortalecer a organização e a articulação das Redes de Atenção à Saúde, entre outros.

Fonte: Dgtes
/dgtes/PEH

Notícias relacionadas