Notícias /

Secretaria da Saúde é homenageada nos 80 anos da Fundação José Silveira

06/03/2017 20:13

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi homenageada na comemoração dos 80 anos da Fundação José Silveira (FJS), que ocorreu nesta segunda-feira (06), na Faculdade de Medicina, pela contribuição prestada à instituição, que é filantrópica.

O secretário Fábio Vilas-Boas ressaltou a importância da FJS pelos serviços prestados na área da saúde. “A fundação desempenhou um papel histórico na medicina da Bahia e na saúde pública do nosso país, iniciando suas atividades com o tratamento da tuberculose e, posteriormente, passando a desenvolver ações de saúde complementares do SUS”.

Na oportunidade, o presidente da fundação, Geral Leite, contou um pouco da história da fundação, que surgiu em 1937 com a criação do Instituto Brasileiro de Investigação da Tuberculose (IBIT), se expandiu e, atualmente engloba o Hospital Santo Amaro, Unidade de Segurança e Meio Ambiente (USMA), laboratório José Silveira (LJS) e Unidade de Saúde Ocupacional, Centro Pestalozzi de Reabilitação, Instituto Bahiano de Reabilitação, dentre outros.

O médico ainda lembrou que a fundação ainda é voltada para a área social, com atendimento à comunidade através de ações do Programa Saúde e Cidadania, com suas unidades móveis, seguindo os princípios do seu fundador, o professor José Silveira, que trabalhava no sentido de atender as pessoas mais carentes também.

Ascom/Sesab