Notícias /

HGVC recebe nova equipe de residentes

08/03/2017 12:30

Na manhã desta terça-feira (07), o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) deu boas vindas às novas equipes de Residência Médica e Multiprofissional que irão compor o quadro da Unidade. No encontro de apresentação, representantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Coordenação de Residência Multiprofissional, do COREME e da Diretoria Administrativa apresentaram o HGVC e se dispuseram a serem parceiros dos alunos na jornada que se inicia.

A implantação das Residências Médica e Multiprofissional desde 2012 e 2015, respectivamente, como parte da Política de Educação Permanente do Ministério da Saúde tem proporcionado grandes benefícios tanto para o hospital quanto para comunidade, pois oferece aos alunos a oportunidade de fazer uma especialização de qualidade com atividades teórico-práticas relacionadas ao treinamento em serviço para a prática profissional, de acordo com as especificidades das áreas de concentração e das áreas profissionais da saúde, obrigatoriamente sob supervisão de docente ou preceptor.

O intuito da implantação é que profissionais de variadas áreas de saúde possam se preparar para trabalhar em equipe multidisciplinar com base nos princípios e diretrizes do SUS, além de proporcionar o desenvolvimento profissional mais completo e abrangente com competências que integrem fortemente com os sujeitos e sua individualidade contribuindo assim com a formação qualificada tecnicamente, multidisciplinar e com foco na humanização.

O diretor administrativo da instituição, Humberto Carvalho, também compartilhou as boas-vindas aos novos residentes. Em sua fala comparou o HGVC a uma “escola que não se pode pagar”, pois os conhecimentos que serão adquiridos pelos alunos com a vivência hospitalar serão únicos, pois o HGVC é um dos maiores equipamentos do Estado da Bahia. Humberto também enfatizou o legado que cada um deixará com suas contribuições à saúde pública nas atividades desenvolvidas durante os dois anos de cada programa.

A interação entre as residências Médica e Multiprofissional foi salientada durante a apresentação. A médica Márcia Nascimento, coordenadora da RM de Pediatria, ressaltou a importância do conhecimento compartilhado para desenvolvido do conjunto das residências como também destacou a relevância da humanização neste processo.

O NEP apresentou o setor, que é responsável pela articulação pedagógica para o processo educativo com o cotidiano do trabalho e da formação em saúde no hospital. O núcleo possibilita as relações das práticas de formação, atenção, gestão, estabelecendo também, ações intersetoriais oficiais e regulares com o setor da educação nos processos técnicos e acadêmicos.

Ao final da reunião, os alunos falaram de suas expectativas com as residências, se mostrando ansiosos para dar início às atividades como também foi feita uma saudação de sucesso aos que estão finalizando o R2, ou seja, recebendo o título de especialistas na modalidade “residência”.

Fonte: Ascom HGVC
HGVC/residência

Notícias relacionadas