Notícias /

Profissionais concluem curso que os habilita a serem diretores de policlínicas

10/03/2017 19:27

Iniciado em abril de 2016, o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde está sendo encerrado nesta sexta-feira (10), com 35 concluintes que estão preparados para assumir cargos de direção de hospitais, centros de referência e unidades de saúde em geral, nos âmbitos estadual, municipal e federal.

O objetivo principal deste processo formativo foi qualificar, no campo da gestão pública e da gestão em saúde, os trabalhadores que assumirão, em abril de 2017, as policlínicas e os consórcios de saúde, no Estado da Bahia.

Com 360 horas, a especialização foi oferecida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP). O curso teve como público-alvo servidores públicos vinculados a qualquer dos entes da Federação (União, Estados e Municípios), com graduação de nível superior e atuação no Sistema Único de Saúde.

O curso foi semipresencial, com encontros quinzenais. Houve também aulas em EAD (Educação à Distância) e ao final do curso os alunos apresentaram um projeto de intervenção para a obtenção do título de especialista. Dentre as disciplinas cursadas, estavam Políticas de Saúde; Administração de Serviços de Saúde; Planejamento em Saúde; Consórcios Públicos de Saúde.

A diretora da EESP, Marcele Paim, destaca que a missão da escola é qualificar os profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nesse curso, levamos conhecimentos específicos em gestão de saúde e gestão de consórcio que é um elemento novo aqui no estado”, afirmou Marcele Paim. A diretora ainda pontuou que além de professores da própria Sesab, foi buscada parceria com outras secretarias, como a de Planejamento, que já tem mais envolvimento na matéria de consórcio.

Regina Cláudia, uma das concluintes, acredita que o curso alcançou o objetivo. “Eu creio que todas as pessoas que vão colar grau estão preparadas para gerir algum serviço de saúde”, disse ela, que ainda contou que durante o curso pode fazer uma revisão do que é o SUS, além de aprender questões relacionadas à gestão.

Ascom Sesab
EESP/final curso

Notícias relacionadas