Hospital de Cruz das Almas é reaberto com investimento do governo do estado

11/03/2017 17:00

Mais uma unidade de saúde está pronta para atender a população do Recôncavo Baiano, com a reabertura do Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso. A unidade foi reinaugurada neste sábado (11), pelo governador Rui Costa, com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Administrado pela Santa Casa de Cruz das Almas, o hospital – que estava fechado há quase três anos – possui 70 leitos e é referência na atenção à gestação de alto risco. Na visita, Rui desafiou o município a construir mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e 17 de UTI semi-intensiva, garantindo o investimento do Governo do Estado em equipamentos.

Segundo o governador, no Brasil, adotou-se uma lógica de se distribuir hospitais por todas as cidades. “Isso é dinheiro do povo desperdiçado. Ao invés de ter hospitais nas cidades que não fazem cirurgia e não resolvem nada, é melhor ter apenas um que faz o que o povo da região precisa. Saúde é algo muito caro. Então, é preciso montar uma estrutura de saúde regional”, afirmou.

Rui comentou ainda que a regionalização da saúde está em andamento, inclusive com a construção de policlínicas. “Já vamos inaugurar as quatro primeiras em breve. Eu volto aqui nos próximos dias para autorizar a construção da Policlínica Regional do Recôncavo da Bahia. São R$ 22 milhões em cada policlínica, entre construção e equipamentos”.

Mutirão de cirurgias

O secretário Fábio Vilas-Boas ainda na unidade móvel onde estão sendo realizadas as pré-consultas do mutirão de cirurgias. A unidade está estacionada na Praça Senador Temístocles, em frente à Igreja Matriz, em Cruz das Almas. O mutirão beneficiará a população da Região de Cruz das Almas, na qual estão os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição da Feira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Felix e Sapeaçu.

As pré-consultas seguem até o dia 13. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 14, nas seguintes unidades: Hospital da Santa Casa de Cruz das Almas (histerectomia e hérnias) e Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (vesículas).

Secom / Ascom Sesab