Notícias /

HGCA completa 33 anos de serviços prestados à comunidade

14/03/2017 18:53

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)  comemora 33 anos nesta quarta-feira (15), se consolidando como maior hospital público do interior da Bahia, com mais de cinco mil atendimentos por mês. O HGCA possui importante papel social, além de concentrar o maior número de especialidades, tendo em seu quadro profissionais renomados que qualificam o atendimento à comunidade de Feira de Santana e macrorregião.

De acordo com dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME), o HGCA atende aproximadamente 2.500 pacientes por mês na emergência (clínicos e vítimas de traumas) e 2.700 no ambulatório (consultas com especialistas, pequenas cirurgias, ambulatórios ao portador de feridas crônicas e continuidade da assistência e acompanhamento à pacientes que oriundos da unidade).

Segundo o diretor-geral do HGCA, José Carlos Pitangueira, a busca por melhorias para a unidade é diária e os desafios ainda são grandes. “O Clériston Andrade apesar de sofrer uma sobrecarga com demanda acima de sua capacidade é sem sombra de dúvida a única porta para muitos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), daí a importância de continuarmos trabalhando para que o serviço oferecido seja de excelência”, disse.

A unidade, que foi inaugurada em 1984, atualmente possui 300 leitos, sendo 24 de UTI adulto, 16 leitos na sala vermelha, 12 leitos de Unidade de Cuidados Semi-Intensivos Neonatal e 5 leitos de UTI Neonatal. O HGCA oferece aos seus usuários exames especializados como: raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, mamografia, endoscopias, exames laboratoriais, entre outras especialidades. O hospital possui convênio com o Ministério da Educação (MEC) e é autorizado para funcionamento de residência médica, cirúrgica e clínica ginecológica. É também campo de aprendizagem e estágios para estudantes de curso das mais diversas faculdades, campo de estágio para os cursos técnicos na área de enfermagem e radiologia, não só de Feira de Santana, como também dos municípios circunvizinhos

Fonte: Ascom/HGCA

Notícias relacionadas