Notícias /

HGCA participa de projeto nacional que visa otimizar doação de órgãos

27/03/2017 14:11

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) vai participar do Projeto Nacional DONORS: Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa científica encabeçada pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). O ensaio clínico será iniciado em abril deste ano e envolve 70 hospitais de todas as regiões do país.

A meta é aumentar a taxa de sucesso de doações de órgãos no Brasil e a qualidade dos órgãos disponibilizados aos seus receptores. Estima-se que a taxa de perdas por falhas de manutenção de potenciais doadores seja em torno de 24,5%. Esse percentual ainda está distante das taxas observadas em outros países, como na Espanha, por exemplo, onde esta taxa é de 3,2%. Três pesquisadores farão parte do projeto no HGCA. São eles: o médico Lúcio Couto, a enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Daniela Cunha e o estudante da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva, Felipe Vieira.

De acordo com o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGCA, Lúcio Couto, o estudo será realizado na UTI. “A UTI do HGCA é uma das principais unidades que está participando no Brasil inteiro, por ser referência em traumas graves e possuir um grande volume de pacientes com evolução natural para Morte Encefálica (ME), mas que, no entanto, possui um número pequeno de doações de órgãos”, disse o médico, acrescentando que será implantado um check list (lista de verificação) e também um processo de preparação das equipes de assistência para melhor abordagem das famílias e ao potencial doador. As ações visam impactar a doação de órgãos.

Em 2015, 60 pacientes tiveram morte encefálica no HGCA, destes, nove tiveram os órgãos captados. Em 2016, o número de diagnóstico subiu para 66 e o de doação permaneceu o mesmo, apenas nove. Os dados são da Organização a Procura de Órgãos (OPO) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT) do HGCA.

Fonte: Ascom/HGCA

Notícias relacionadas