Notícias /

Servidoras do Cedeba participam de rastreamento de diabetes tipo 2

28/03/2017 14:25

Servidoras do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) , participaram hoje do Rastreamento de Diabetes tipo 2, dentro das comemorações em homenagem à mulher. Com a colaboração da equipe e estagiários de Enfermagem, a atividade constou de um questionário, medida da circunferência abdominal, avaliação de peso e altura. Depois, foram encaminhadas ao Siast/Cedeba Serviço Integral de Assistência a Saúde do Trabalhador, onde a enfermeira calculou Índice de Massa Corporal (IMC) que resulta da relação peso X altura e avaliou as informações do questionário.

No final do atendimento, as servidoras receberam a ficha com o nível de risco para diabetes tipo 2: pequeno, moderado e elevado. As do último grupo terão agora atendimento da médica do SIAST, Graça Machado. Amanhã as atividades voltadas para a saúde, focadas na prevenção, continuam com a palestra sobre “A Influência dos Hormônios na Saúde da Mulher”, tendo como facilitadora a endocrinologista do Cedeba, Jeane Meire Sales Macedo.

Servidoras aprovam

O rastreamento do diabetes tipo 2, dentro da programação em comemoração ao mês da mulher, tendo como tema “Mulher bonita é mulher que se cuida” foi bem avaliado pelas servidoras. Angelica da Silva 56 anos, lotada no Setor de Recursos Humanos do Cedeba, gostou muito da atividade.Com risco moderado para diabetes,precisa eliminar 10 quilos. Já começou a praticar exercício físico, mas reconhece que precisa controlar melhor a alimentação.

Já a servidora Clélia Conceição Dórea, apesar de bem magra, fez o rastreamento por saber que seu risco de diabetes está associado à hereditariedade. Filha de diabética, sofre de hipertensão e já apresenta alterações nos níveis de glicemia. Na sua opinião, ” é muito importante ficar atento aos fatores de risco para diabetes, e o rastreamento sinaliza os ricos”,disse.

As atividades no Cedeba em homenagem às servidoras – representam 91% do total de servidores da unidade – que serão encerradas nesta quarta-feira resultam de ação conjunta Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) e Siast/Cedeba Serviço Integral de Assistência à Saúde do Trabalhador.

Ascom Cedeba
/cedeba/servidoras