Notícias /

Creasi lança programação especial pelo Dia Mundial da Doença de Parkinson

30/03/2017 23:06

Em abril, os olhos do mundo estão abertos para a Doença de Parkinson. No dia 11, se comemora o Dia Mundial da Doença, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 1998, e para refletir sobre o tema, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realizará uma programação especial, durante todo o mês.

A primeira atividade da programação acontece no dia 7 com a apresentação do espetáculo “Feliz-Saúde na melhor idade!”. Uma peça de teatro para interagir, dançar, rir e se divertir, encenada por estudantes de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs), que fazem parte do programa Pisco. O espetáculo abordará o bem-estar e o conceito amplo de saúde, evidenciando que o idoso pode ter saúde, mesmo sendo portador de doença crônica.

Na semana seguinte (dia 11), acontecerá sessão científica sobre “Disfagia no Portador de Doença de Parkinson”, com a médica Ana Caline Nóbrega da Costa, mestre e doutora em Medicina e Saúde, especialista em Motricidade Oral, que abordará os principais pontos para identificação precoce da disfagia.

Seguindo a série de eventos, no dia 19, o Creasi realizará mesa redonda “Doença de Parkinson: Novas perspectivas”, aberta ao público, com a participação da geriatra Mônica Hupsel Frank, diretora do Creasi, do neurologista Jamary Oliveira Filho e dos fisioterapeutas Daniel Dominguez e Lorena Santos.

Para encerrar as atividades de reflexão e conscientização pelo Dia Mundial da Doença de Parkinson, o Programa de Apoio ao Cuidador realizará no dia 25, roda de conversa sobre o tema e oficina “Corpo e Movimento”. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas através do telefone (71) 3270-5815, e-mail creasi.comunicacao@saude.ba.gov.br ou site: www.saude.ba.gov.br/creasi(Agenda – Página Principal).