Notícias /

Hormônios influenciam na saúde feminina da puberdade à menopausa

30/03/2017 17:57

Quando chega a puberdade, as formas femininas começam a ser definidas: a cintura fica mais fina, os quadris se alargam a barriguinha diminui. Na menopausa, ao contrário, o abdome ganha volume, os quadris diminuem e a circunferência da cintura aumenta. As transformações, que também modificam comportamentos, são causadas pelos hormônios, tema da palestra – “A Influência dos Hormônios na Saúde da Mulher-da endocrinologista e coordenadora de Ensino e Pesquisa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia(Cedeba), Jeane Sales Macedo, no encerramento das comemorações em homenagem à mulher, tendo como foco a prevenção. Iniciativa da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) e Siast/Cedeba- Serviço Integral de Assistência à Saúde do Trabalhador, a programação despertou grande interesse das servidoras que representam 90% do total de servidores da unidade.

A endocrinologista iniciou a palestra perguntando às participantes o que está associado aos hormônios femininos e as respostas foram as seguintes: TPM (tensão pré menstrual), menopausa, menstruação, libido e sexo. Mas a palestrante mostrou que a reprodução, amamentação, ovários policísticos, infertilidade também são questões que dependem dos hormônios que são regulados pela glândula hipófise. Ela mostrou, de forma bem didática, que os problemas na saúde da mulher com a queda dos hormônios na menopausa, por exemplo, podem ser menos intensos com práticas que levem a vida saudável.

Menopausa x vida ativa

Nos tempos atuais, a chegada da menopausa, em média por volta dos 45 anos, é um problema maior porque nesta fase da vida a mulher ainda é produtiva, enfrenta desafios profissionais, mas pode apresentar situações bastante difíceis como as ondas de calor, insônia, irritabilidade e depressão. Segundo Jeane Macedo, a maioria das mulheres apresenta problemas na menopausa, embora algumas atravessem essa fase sem qualquer turbulência. Mas – explicou – é possível reduzir os sintomas da menopausa com a prática de atividade física, alimentação balanceada e reposição hormonal.

De acordo com a endocrinologista, a reposição hormonal tem indicações e contraindicações, devendo, portanto, ser feito com cautela. Mas a reposição estrogênica – destacou – melhora bastante o desconforto causado pela menopausa. Mulheres que não apresentam os desconfortos da menopausa não precisam fazer reposição, explicou a especialista..

A força na puberdade

A chegada da puberdade, além das mudanças no corpo da menina – podem começar de formar discreta, a partir dos oito anos – pela força dos hormônios geralmente trazem mudanças comportamentais, principalmente irritabilidade e rebeldia. Mas, quando as mudanças começam antes dos oito anos, caracteriza-se a puberdade precoce, distúrbio que o Cedeba trata. A partir da primeira menstruação (menarca) a adolescente pode engravidar, embora seja mais difícil do que numa mulher de 20 anos, por exemplo. Mas, como orientou a palestrante, é muito importante que a menina seja orientada pela família, desde o início da puberdade, para evitar a gravidez precoce. Hoje – observou – a sexualidade é despertada cada vez mais cedo e esse comportamento exige maior cuidado da família.

Ascom Cedeba

Notícias relacionadas