Notícias /

HGESF realiza treinamento referente à Protocolo de Dor Torácica

11/04/2017 12:35

Acontece durante esta semana, no Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), um treinamento referente ao protocolo de Dor Torácica, para os enfermeiros e médicos da Unidade que trabalham na emergência, com o objetivo de atualizar esses profissionais para identificar e atender com maior celeridade o paciente com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dando ênfase ao fluxo de atendimento, desde a portaria até a transferência para o serviço de hemodinâmica da Rede SESAB, que oferece suporte ao HGESF.

Esse treinamento surgiu em virtude da necessidade de identificar, o mais precocemente possível, o paciente com suspeita de IAM, uma vez que ele necessita de atendimento imediato e realização de exames (EGC em 10 minutos), pois se o diagnóstico for feito com rapidez, esse paciente tende a ter uma sobrevida com quase nenhum comprometimento das partes do coração, evitando outras doenças provenientes do infarto, além de salvar uma vida. Atualmente, o número de pessoas que procuram a emergência do HGESF com suspeita de IAM tem aumentado.

Dados da Federação Mundial do Coração estimam em mais de 7 milhões as mortes anuais por doença isquêmica do coração. As estatísticas nacionais do DATASUS indicam que as doenças cardiovasculares lideram a mortalidade em adultos, respondendo por cerca de 33% de todas as mortes.

Em virtude dessa demanda, o HGESF está reorganizando o Serviço de Dor Torácica, visando melhorias no atendimento ao usuário do SUS que procuram a unidade com os sintomas sugestivos a IAM, objetivando a identificação imediata do quadro.

Ascom do HGESF
Ernesto Simões Filho/torácica

Notícias relacionadas