Notícias /

Dimensionamento da Força de Trabalho e do Programa Estadual de Avaliação de Desempenho são discutidos por representantes da Superh, Sais e unidades de saúde

17/04/2017 17:00

Nos últimos dias 11 e 12, a representantes da Superintendência de Recursos Humanos (Superh), por meio das diretorias: de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) e Administração de Recursos Humanos (Darh), e da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais)/Diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP) reuniram-se com representantes das unidades de saúde da Rede Própria sob gestão direta, para discutir o Dimensionamento da Força de Trabalho das unidades e do Programa de Avaliação de Desempenho da Sesab. A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo.

A proposta é de retomada processual da avaliação de desempenho dos servidores da Sesab, uma importante estratégia de valorização do trabalhador, que alia incentivos financeiros ao aumento da qualidade e produtividade dos serviços ofertados pelas unidades. Nesta retomada, os indicadores foram revisados e ampliados de forma participativa, contemplando, inclusive, parâmetros qualitativos. A etapa atual é de pactuação de metas institucionais e de implantação do módulo do sistema de informação, que propiciará a verificação do alcance das metas pactuadas.

Já o dimensionamento da rede própria sob gestão direta e indireta é uma demanda governamental que visa propiciar a identificação de déficit e superávit de pessoal, etapa fundamental para o planejamento da força de trabalho, ao fornecer subsídios para provimento de trabalhadores de acordo com as necessidades das unidades. A força-tarefa vem sendo realizada de modo conjunto com as unidades e fornecerá um panorama da situação atual. Entretanto, a informatização vem sendo trabalhada, por entender que o dimensionamento é dinâmico.

A Sesab destaca-se no cenário nacional com umas das secretarias estaduais de saúde que mais avançou na elaboração e implementação de metodologias de gestão do trabalho, inéditas no serviço público, sendo inclusive, contemplada pelo Prêmio InovaSUS, que incentiva e valoriza boas práticas e inovação na gestão do trabalho e educação na saúde.

Fonte: Superh
Recursos Humanos/dimensionamento