Notícias /

Hemoba tem estoque de sangue crítico e faz apelo para doações

19/04/2017 18:05

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca a população para doar sangue, em função dos registros de redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques da Fundação e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia.

Os estoques da Hemoba estão apresentando situação crítica, com exceção apenas dos tipos A, B e AB positivo, que nesse momento estão estáveis. Todos os demais tipos, sobretudo os fatores de Rh negativo, estão em falta e precisam de reposição com urgência, sendo que a maior demanda, no momento, é de O negativo e de plaquetas.

A Hemoba solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue. Os doadores de plaquetas por aférese devem procurar o Serviço de Atendimento ao Doador (SAD), através do número (71) 3116-5661, para fazer o agendamento da doação.

Onde Doar

Em Salvador, os candidatos podem comparecer nas seguintes unidades:

Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30;

Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30

Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h

Sac Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h

Hemóveis – Roteiros itinerantes, divulgados semanalmente nas páginas da Hemoba

No interior do estado:

Eunápolis, Alagoinhas, Hospital do Oeste – Barreiras, Brumado, Camaçari, Feira de Santana , Guanambi , Irecê , Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Valença.

Fique atento aos critérios de doação:

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Para mais informações, basta acompanhar a Fundação Hemoba no site (www.hemoba.ba.gov.br) nas redes sociais –

Instagram: @hemobaoficial | Facebook: facebook.com/hemoba.

 

Ascom/Hemoba

Hemoba/apelo