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Hospital Dantas Bião realiza treinamento em gestão de processos visando Acreditação Hospitalar

20/04/2017 19:05

O Hospital Dantas Bião realizou mais um treinamento voltado para a qualidade dos seus processos internos. Com o tema “Gerenciamento de Risco e Mapeamento de Riscos por Processos”, o treinamento, promovido na última quarta-feira, teve como objetivo avaliar, monitorar e controlar os riscos e a efetividade no controle dos processos, sensibilizando os colaboradores e mapeando os riscos para o início dos processos de avaliação e gerenciamento.

O treinamento é mais uma etapa de qualificação dos colaboradores das áreas técnica e assistencial para alinhar o trabalho do Hospital Dantas Bião em busca da consolidação do Programa de Qualidade no hospital, fundamental para a obtenção do primeiro nível de certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Wendel Maurício, assessor do setor da Qualidade, destaca a importância dos treinamentos realizados para os colaboradores da unidade, lembrando que gestão de risco é um dos pilares para a excelência na área da saúde. “È preciso identificar os possíveis riscos que o paciente possa vir a sofrer na instituição, e com esse treinamento buscamos capacitar os profissionais para que eles possam identificar as falhas, tenham conhecimento de como evitá-las e, caso aconteçam, como corrigi-las”, disse.

A direção do hospital sinaliza que todos os funcionarios estão atentos e desenvolvendo ações em conjunto com o setor da Qualidade e que a Certificação é um importante reconhecimento à instituição pela qualidade e segurança nos serviços prestados por meio de processos padronizados e capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores.

O programa de Acreditação Hospitalar tem como propósito padronizar os processos que culminarão na melhoria da qualidade assistencial percebida pelo paciente e demonstrada, através de evidências objetivas, e essas ações da qualidade fortalecem a confiança e satisfação dos clientes, reduzindo riscos através da melhoria contínua dos processos.

Importante destacar que o objetivo principal da Acreditação Hospitalar é melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, proporcionando um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam na instituição. O processo de Acreditação é definido no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar (BRASIL, 2001a), tem sua origem na preocupação com as conseqüências advindas de eventuais falhas nos processos envolvidos na prestação de serviços: registro médico realizado em prontuário de outro paciente, troca de equipamentos, qualificação profissional inadequada, etc.

A incorporação da gestão da qualidade nas organizações prestadoras de serviço de saúde é um fator essencial para a sua sobrevivência e evidencia a necessidade dos profissionais refletirem, reverem seus valores e as questões teóricas que asseguram as boas práticas no processo de trabalho.

Ascom HDB
/Dantas Bião/acreditação

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