Ações de DST/Aids e hepatites virais são discutidas em evento da Divep

26/04/2017 13:29

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de DST/Aids, Hepatites Virais e HTLV, está realizando até hoje (26), atividades relacionadas ao primeiro encontro de 2017 com as referências técnicas dos Núcleos Regionais de Saúde e Coordenadores Municipais do Programa DST/Aids, Hepatites Virais e HTLV de 47 municípios do estado da Bahia. Iniciado ontem (25), o evento contacom a participação de mais de 70 profissionais da área.

Segundo a coordenadora de Agravos da Divep, Maria Aparecida Rodrigues, no primeiro dia do evento foram discutidas a Rede de Resposta Rápida ao Enfrentamento das DST/Aids, Hepatites Virais e HTLV, com foco na capilaridade da testagem rápida para sífilis, HIV e Hepatites B e C para as unidades básicas de saúde e maternidades, rede de laboratório.

Serão discutidas ainda as estratégias de prevenção dessas infecções e doenças, com ênfase em estratégias combinadas que potencializam a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, da transmissão vertical, da profilaxia pós exposição, esta última com foco na violência sexual.

Hoje estão sendo abordadas questões como a importância da notificação dessas infecções/doenças, a prevenção e cuidado integrado na coinfecção HIV e tuberculose, a logística de insumos e medicamentos. Nesse último dia, trabalharemos também com o planejamento das ações do Programa para os Núcleos Regionais de Saúde e os municípios prioritários.

Ascom/Sesab
DST/AIDS/encontro